SBP disponibiliza obras ganhadoras do Concurso SBP de Literatura

Já estão disponíveis para acesso as obras ganhadoras do Concurso SBP de Literatura. A disputa – lançada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em 12 de outubro de 2018, Dia da Crianças e Dia Nacional da Leitura – teve o mérito de prestigiar e dar mais visibilidade aos pediatras-autores de livros de ficção. O concurso elegeu um escritor nos gêneros conto ou novela, nas categorias infantil – para leitores de até 11 anos; e juvenil – de 12 a 19 anos.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS OBRAS

No total, 14 textos disputaram a premiação principal, que garantiu uma inscrição, passagem aérea e hospedagem para participar do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, em Porto Alegre (RS). Além disso, o ganhador de cada categoria também recebeu um diploma de mérito por sua conquista.

Os julgadores atribuíram ainda menção honrosa a outros dois participantes da disputa, que receberam um diploma em reconhecimento pela qualidade do trabalho. Segundo o presidente da Comissão Julgadora, dr. Clóvis Constantino, a análise e seleção das obras inscritas teve como base o mérito literário e a originalidade dos textos.

“Levamos muito em conta a criatividade e opção estética direcionada a cada faixa etária, assim como as mensagens apresentadas nos contos. A fantasia pode e deve ser utilizada como ferramenta para transmitir valores fundamentais de forma descontraída e natural”, afirmou.

Já de acordo com a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, o Concurso SBP de Literatura representa uma oportunidade de celebração dos pediatras que se dedicam à arte da escrita, além de ratificar a importância dos livros para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“A dedicação à produção literária desperta competências humanas indispensáveis para a prática da medicina. Além disso, é evidente a importância da leitura para a formação do indivíduo. Essas duas constatações demonstram a íntima relação entre pediatria e literatura. A SBP parabeniza os ganhadores e todos os pediatras que primorosamente participaram da concorrência”, declarou.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520