Para melhorar a qualidade de assistência e, com base em evidências, reduzir o risco de malefícios aos pacientes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), por meio do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial, publicou neste mês de maio o documento “Choosing Wisely® Pediatric - Escolhendo com sabedoria em Pediatria”. A iniciativa tem como objetivo trazer questionamentos aos profissionais de saúde sobre a real necessidade de alguns procedimentos evitáveis, para que eles avaliem os riscos e encontrem opções simples, seguras e de baixo custo.
LEIA AQUI O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA
O material destaca que a escolha criteriosa em saúde é um movimento global que foi iniciado em 2012, nos Estados Unidos, pela American Board of Internal Medicine Foundation (ABIM Foundation). Presente em vinte países, incluindo o Brasil, a iniciativa lançou em parceria com o Colégio Brasileiro de Radiologia uma campanha para escolher com análise crítica e sabedoria quando solicitar exames radiológicos na faixa etária pediátrica. Todo esse movimento tem como meta mudar o cenário atual no qual mais de 30% dos exames, tratamentos e procedimentos realizados são potencialmente evitáveis.
O documento enfatiza que ações não baseadas em evidências não agregam valor aos pacientes e ainda os deixam mais vulneráveis a danos, levando quase sempre a diagnósticos incorretos ou falso-positivos, contribuindo para o estresse, além de consumir tempo e recursos de forma indevida. Para combater esse tipo de postura, sociedades médicas de diferentes especialidades pelo mundo têm grupos de estudos que definem uma lista de procedimentos que devem sempre ser questionados por médicos e pacientes.
EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS – O artigo traz algumas dessas recomendações de sociedades pediátricas mundiais e de especialidades afins que já foram elaboradas por especialistas em conjunto com a Choosing Wisely e divulgadas em suas plataformas digitais. A American Academy of Pediatrics, por exemplo, enfatiza que antibióticos não devem ser usados em casos de doenças respiratórias aparentemente virais.
Já a Canadian Pediatric Society indica que não seja solicitado exames de triagem (teste de IgE) para alergias alimentares sem considerar a história prévia do paciente; e a Association of Medical Microbiology and Infectious Disease Canada determina que não se use antibiótico rotineiramente, além da amoxicilina, no tratamento de crianças com pneumonia adquirida na comunidade presumida (em ambiente ambulatorial); dentre tantas outras indicações disponíveis para consulta nas páginas eletrônicas das sociedades médicas mundiais.
O artigo recomenda, ainda, que todas essas informações devam ser oferecidas aos pacientes e familiares, considerando a singularidade de cada um deles. Para que, de forma compartilhada com os médicos, usem essas indicações como uma guia para determinar as atitudes mais adequadas a serem tomadas. Levando sempre em consideração que todas as condutas devem ser embasadas em boas evidências científicas, associadas às experiências clínicas dos profissionais. Por isso, a SBP recomenda que as sociedades médicas brasileiras criem as suas próprias sugestões caso não concordem com as indicações das entidades internacionais, levando em conta a realidade nacional e os conhecimentos científicos dos seus especialistas.
Presidente da SBP participa de reunião com a AMB e ASBAI sobre a ...
13/05/2025 , 18:47Anti-histamínicos em doenças alérgicas: eventos adversos
13/05/2025 , 10:06Entre os destaques, Atualização em Alergia Alimentar traz a impor...
13/05/2025 , 18:51PED CAST SBP: "Desafios perigosos na internet - Dra. Evelyn Eisen...
12/05/2025 , 10:49Resultado final das eleições para a diretoria da SBP: a chapa “SB...
09/05/2025 , 18:53CANP 2025: inscrições abertas para todo o Brasil
09/05/2025 , 12:10