SBP divulga orientações sobre nutrição em pacientes em cuidados paliativos


A “Nutrição em Pacientes em Cuidados Paliativos” é o assunto da publicação lançada nesta semana pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O documento traz indicações para auxiliar os pediatras a realizarem a avaliação nutricional de crianças e adolescentes com doenças graves e determinarem o plano de cuidados mais adequado, levando em conta aspectos como objetivo da terapia, contraindicações, critérios de monitoramento do resultado, entre outros.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A ÍNTEGRA DA PUBLICAÇÃO

De acordo com o documento, elaborado pelo Departamentos Científicos de Suporte Nutricional em conjunto com Medicina da Dor e Cuidados Paliativos da SBP, embora os objetivos dos cuidados paliativos sejam iguais tanto na população pediátrica quanto na adulta, a implementação é diferente por causa de fatores como: especificidades das doenças subjacentes, problemas emocionais e psicológicos, além da necessidade de mediação com pais e familiares.

Entre as considerações que devem ser incluídas na discussão sobre a melhor conduta para o suporte nutricional, o pediatra deve priorizar o gerenciamento de sintomas; a reflexão sobre os possíveis efeitos adversos da nutrição enteral; a previsão de tempo que a terapia nutricional será mantida de maneira confortável; as intervenções que possam melhorar a anorexia e caquexia; e o nível de sofrimento do paciente.

“A avaliação nutricional ideal deve ser confiável, não invasiva, de baixo custo e simples de realizar. Para tal, requer a padronização de ferramentas, além de indicadores nutricionais e critérios para intervenção nutricional de acordo com a situação clínica do paciente, atrelada à evolução da doença”, pontuam os especialistas.

Segundo a publicação, é indispensável a atuação de uma equipe multiprofissional integrada com a criança e sua família durante todo o processo de avaliação e condutas nutricionais. A prescrição dietética, além de fornecer as necessidades nutricionais, deve oferecer principalmente prazer e bem-estar, melhorando a qualidade de vida do paciente.

Nas páginas finais, o documento apresenta ainda quadros esquemáticos com perguntas e respostas pontuais para conduzir a avaliação, estabelecer as necessidades nutricionais e determinar a terapia em pacientes fora das possibilidades atuais de cura e pacientes em cuidados ao fim da vida.

Fazem parte do Departamento Científico de Suporte Nutricional os drs. Rubens Feferbaum (presidente); Izaura M. Farias (secretária); Ary Lopes Cardoso; Christiane L. Chaves; José Vicente N. Spolidoro; Mônica C. Wayhs; Tânia Mara P. Dilem; e Vanessa Y. Salomão W. Liberasso. Compõem o Departamento Científico de Medicina da Dor e Cuidados Paliativos os drs. Simone Brasil de Oliveira Iglesias (presidente); Neulanio Francisco de Oliveira (secretário); Adolfo M. Amaral Neto; Cristiane Rodrigues de Sousa; Ivete Zoboli; Patrícia Miranda do Lago; e Sílvia Maria de Macedo Barbosa.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520