A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou, nesta quinta-feira (17), o relatório sobre o primeiro ano do segundo mandato da atual diretoria, presidida pela dra. Luciana Silva. No documento, são destacadas as principais atividades realizadas entre maio de 2019, quando os especialistas tomaram posse, no Conselho Superior, no Rio de Janeiro (RJ), e maio de 2020, quando completou um ano do segundo mandato.
O balanço de 2020 conta também com uma mudança gráfica, que o deixou mais moderno, fluído, mas com ênfase na transparência e visibilidade ao trabalho realizado, o qual tem se revertido em importantes avanços para os pediatras. O documento foi encaminhado por e-mail marketing para todos os pediatras e se encontra hospedado no site da SBP para leitura e download.
CLIQUE AQUI E CONFIRA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA
O texto de abertura é assinado pela presidente da entidade, dra. Luciana Silva, no qual ela destaca o amplo trabalho que a SBP tem feito em prol das crianças, adolescentes e seus familiares, e na defesa do pediatra em seu ambiente de trabalho.
“Sinto-me realizada por ser parte dessa congregação. Essa percepção cresce em dimensão por ter a honra de compor o atual grupo gestor da SBP, o qual tem a missão de conduzir os seus rumos entre 2019 e 2022. Trata-se do desdobramento de trabalho que teve início em 2016 e que tem alcançado grande êxito em todas as suas frentes de ação. A SBP tem feito história em diferentes campos”, disse a presidente na apresentação do documento.
Segundo ela, ano após ano, a SBP tem capacitado mais os pediatras, aumentando a produção de documentos científicos e realizando eventos de grande qualidade. De forma complementar, tem ampliado sua comunicação com a sociedade, em geral, e aperfeiçoado sua inserção no debate sobre as políticas públicas, em especial as com foco na área da saúde.
Produzido em forma de linha do tempo, o Relatório conta com 221 páginas e aborda todos as áreas trabalhadas constantemente pela atual gestão da SBP: educação continuada, produção científica, defesa profissional, gestão interna, formulação de políticas públicas, entre outros. Além disso, traz uma retrospectiva dos principais eventos promovidos ou apoiados pela instituição no período.
ATUALIZAÇÃO CIENTÍFICA – No Relatório divulgado, os congressos, simpósios, jornadas, fóruns, entre outros eventos promovidos pela SBP com o apoio das suas filiadas, surgem como exemplos de sucesso. Oito grandes eventos temáticos foram realizados em diferentes estados no último ano, com cerca de dez mil participantes de todo o Brasil. Apenas o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Porto Alegre (RS), juntou mais de seis mil participantes.
No período, a SBP também esteve presente em encontros estratégicos sobre temas como defesa profissional, produção científica e políticas públicas. Nos últimos meses, houve mais de 50 atividades deste tipo (presenciais ou à distância) que, como os eventos, ajudam a fortalecer a pediatria.
Além disso, outros dois pontos fundamentais nesses últimos 12 meses foram os documentos científicos e as lives e webinares promovidos. Entre maio de 2019 e maio de 2020, os Departamentos Científicos da entidade produziram uma centena de documentos com informações atualizadas para auxiliar na assistência, melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças na faixa etária pediátrica.
Em especial, após a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março, a SBP passou a divulgar semanalmente uma série de notas de alerta, guias práticos de atualização e manuais de orientação com recomendações para promover o atendimento adequado de crianças e adolescentes, em diferentes esferas da atenção em saúde, em meio à crise do novo coronavírus.
A primeira live da SBP sobre COVID-19 reuniu uma audiência aproximada de 3,6 mil espectadores. A transmissão foi realizada simultaneamente por meio do YouTube e Facebook, da entidade e contabilizou mais de 25 mil visualizações. O sucesso da iniciativa foi o precedente para inúmeras outras aulas sobre COVID-19 e Pediatria, promovidas pela entidade ao longo dos meses seguintes. Entre os temas abordados, estiverem a “COVID-19 e imunização em pediatria - o que o pediatra precisa saber”; “Estresse tóxico e pandemia: risco para crianças e famílias”; “Telemedicina em tempos do novo coronavírus”; e mais.
Segundo dra. Luciana Silva, ainda há muito o que ser feito em prol dos pediatras e das crianças e adolescentes e que é preciso a união e participação de todos para fazer uma pediatria plural, melhor e mais forte.
“Esse período de pandemia está sendo um desafio para toda a sociedade, em especial para nós, médicos. Por isso, a SBP tem se empenhado muito em levar conhecimentos atualizados e baseados em evidências científicas sobre a COVID-19 e seus principais aspectos, além de temas correlatos. Nosso objetivo é, cada vez mais, contribuir para o desenvolvimento dos associados e, consequentemente, um atendimento mais qualificado para nossas crianças e adolescentes. Portanto, é muito importante que os pediatras participem das atividades online e tirem suas dúvidas com os especialistas renomados na área”, conclui dra. Luciana Silva.
Resultado final das eleições para a diretoria da SBP: a chapa “SB...
09/05/2025 , 18:53CANP 2025: inscrições abertas para todo o Brasil
09/05/2025 , 12:1023º Infectoped e 18º Simpósio Brasileiro de Vacinas discutem avan...
09/05/2025 , 12:09PRN-SBP capacitará cerca de 1,4 mil profissionais de saúde no Par...
09/05/2025 , 11:58Impacto do esporte e a atividade física sobre o crescimento e des...
08/05/2025 , 11:15Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade na adolescência...
06/05/2025 , 13:48