Para orientar os médicos brasileiros, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) lançaram um conjunto atualizado de orientações para ajudar no diagnóstico, tratamento e na prevenção da dermatite atópica grave, uma doença cutânea inflamatória, crônica, comum, complexa, de etiologia multifatorial e prevalente na infância.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO.
No consenso, os leitores poderão encontrar informações revisadas para auxiliar na compreensão dos mecanismos envolvidos na dermatite atópica, assim como dos possíveis fatores de risco associados. Além disso, o material também apresenta atualizações sobre agentes desencadeantes e irritantes para a dermatite; uso de hidratantes; necessidade de suporte emocional para pacientes e familiares; e, o uso de agentes anti-inflamatórios e imunossupressores de uso tópico e sistêmico.
O presidente do Departamento Científico de Alergia e Imunologia da SBP, dr. Herberto Chong, explica que o documento mostra como a aquisição de novos agentes - os imunobiológicos e as pequenas moléculas - melhorou a terapêutica para os pacientes com formas graves de dermatite atópica, sobretudo as refratárias em relação aos tratamentos convencionais.
Para o especialista, é fundamental que os pediatras estejam conscientes sobre as novidades relacionadas à fisiopatologia e, principalmente, nos fármacos que têm melhora científica comprovada e superior ao tratamento disponível até então.
“Esse consenso foi elaborado por especialistas da área com grande experiência no cuidado da criança com dermatite atópica, para que o pediatra se sentisse confortável em reconhecer prontamente os pacientes com níveis mais graves da doença e que sofrem com o comprometimento de sua qualidade de vida”, ressalta.
Termina dia 16 de março o prazo de submissão de trabalhos para o ...
03/02/2026 , 14:22
Presidente da SBP aborda perspectivas e desafios da Pediatria bra...
03/02/2026 , 14:20
Acadêmico da ABP publica artigo sobre impacto crítico das mudança...
03/02/2026 , 13:00
Ultrassom Intestinal nas Doenças Inflamatórias Intestinais na Ped...
03/02/2026 , 08:52
PEDCAST SBP: "Crianças com doença celíaca: sintomas, diagnóstico ...
02/02/2026 , 14:23
Especialistas da SBP participam de Fórum do CFM sobre neonatologi...
30/01/2026 , 19:01