SBP e Nestlé lançam programa para capacitar residentes de pediatria em temas de nutrição infantil

postado 06/25/2020

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Nestlé criaram o Programa Jovens Pediatras (J.Pedia), iniciativa global presente em outros países da América, com o objetivo de ampliar a qualificação dos profissionais da área médica. Pesquisas revelam que, em média, um estudante de medicina tem apenas 15 horas/aula sobre alimentação e nutrição, dentre as cerca de 10 mil horas/aula totais.

“A alimentação e nutrição das crianças são umas das principais preocupações e fonte de dúvidas de muitas mães, pais e responsáveis. Na maioria das vezes, eles só têm acesso aos profissionais de pediatria, e não a um nutricionista especializado, para lidar com essa questão. Por outro lado, mesmo que a especialização em pediatria seja a segunda mais procurada no curso de medicina no Brasil (12,3% dos médicos brasileiros), em sua formação acadêmica os profissionais da área têm muito pouco acesso a conteúdos de nutrição”, explica a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

Por meio de uma plataforma científica especializada, o Programa J. Pedia inclui um curso digital de capacitação em nutrição, com professores internacionais e professores nacionais dos Departamentos Científicos de Gastroenterologia e Nutrologia SBP. O programa oferecerá 1.700 vagas para Residentes de Pediatria dos níveis R1, R2, R3 e R4. No total, serão oito módulos de curso com temas diferentes, sendo que cada um contará com vídeo-aula, caso clínico e teste de compreensão, além de certificação por módulo e de conclusão final.

A primeira edição da iniciativa no Brasil foi lançada em 16 de junho, em um evento virtual com renomados especialistas da área e participação dos 200 preceptores dos 1.700 residentes que realizarão o curso nessa primeira fase. Os participantes foram selecionados por indicação dos preceptores, considerando aspectos como a formação acadêmica e área de atuação.

Na abertura do evento, dra. Luciana Silva deu as boas-vindas aos residentes presentes on-line, enfatizando o período da Residência como um momento rico em aperfeiçoamento pessoal e técnico. “É extremamente importante que os jovens residentes em pediatria se associem e se tornem membros da nossa Sociedade, participando ativamente dos Programas de Educação Continuada, dos congressos, das lutas pelas melhores condições de trabalho e pelas políticas públicas em prol das crianças e adolescentes, compartilhando com outros pediatras os desafios e conquistas”, ressaltou.

A abertura contou também com a presença do presidente da Nestlé Marcelo Melchior; a responsável pela Nutrição infantil Ionah Murahovschi Kochen; o professor,  nutrólogo e membro do departamento de Nutrologia da SBP,  dr. Mauro Fisberg; e a diretora de Medical Scientific, Compliance & Regulatory Affairs e coordenadora do Programa Jovens Pediatras no Brasil, Tamara Lazarini.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520