O Brasil acompanha estarrecido os acontecimentos envolvendo a assistência aos pacientes com Covid-19, em Manaus (AM). Diante da gravidade dos fatos, expostos em imagens veiculadas em rede nacional, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) enviaram nesta terça-feira (19) um ofício a empresas e instituições públicas e privadas para que exerçam a solidariedade por meio de doações que ajudem a contornar as dificuldades. Segundo os pediatras, a assistência às crianças e recém-nascidos também estão sendo afetadas pelo racionamento de recursos médico-hospitalares na capital amazonense.
“Precisamos somar forças de todos os lados para ajudar o Amazonas a sair dessa crise sanitária em que se encontra. Por isso, é imprescindível a ajuda de todos nesse momento até que a situação de abastecimento de oxigênio e o atendimento aos pacientes, em especial das nossas crianças e adolescentes, seja normalizado”, conclamam as dras. Luciana Silva e Elena Marta Amaral, presidentes da SBP e Saped, respectivamente, que assinam o documento.
ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.
“Infelizmente, o impacto maior dos problemas que afetam a rede de atendimento recai sobre médicos e outros profissionais da saúde, impossibilitados de cumprir seu papel de forma plena, e sobre pacientes e familiares, que vivem a apreensão de contarem com um sistema fragilizado e vulnerável”, diz trecho do documento.
Na carta, a SBP e a Saped enfatizam também ser necessário apurar no tempo oportuno a responsabilidade pela evidente falta de planejamento que tornou o desabastecimento de cilindros de oxigênio um problema de proporções trágicas, e cobram dos governos federal, estadual e municipal a tomada de providências que tragam a normalidade ao atendimento dos pacientes.
DOAÇÕES – Com o objetivo de ajudar o Estado do Amazonas, a SBP doou máscaras N95, capotes e toucas. As instituições que desejarem somar forças nesse momento para doações, pode-se acionar a Sociedade Amazonense de Pediatria para acertar a forma de envio da doação de oxigênio e/ou outros insumos e medicamentos. A Saped também pode ajudar a identificar os itens mais escassos. O contato por ser feito pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (92) 3184-4614 / 99142-2700.
Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57Livro “Endocrinologia Pediátrica - 2ª edição” é lançado durante X...
24/06/2025 , 13:57Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38PRN-SBP: 178 profissionais são treinados em Governador Valadares ...
23/06/2025 , 16:44JPed: acesse os informativos do Reporte Semanal de maio de 2025
23/06/2025 , 13:47