SBP e Saped conclamam instituições a doarem oxigênio, insumos e medicamentos aos pediatras do Amazonas

O Brasil acompanha estarrecido os acontecimentos envolvendo a assistência aos pacientes com Covid-19, em Manaus (AM). Diante da gravidade dos fatos, expostos em imagens veiculadas em rede nacional, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) enviaram nesta terça-feira (19) um ofício a empresas e instituições públicas e privadas para que exerçam a solidariedade por meio de doações que ajudem a contornar as dificuldades. Segundo os pediatras, a assistência às crianças e recém-nascidos também estão sendo afetadas pelo racionamento de recursos médico-hospitalares na capital amazonense.

“Precisamos somar forças de todos os lados para ajudar o Amazonas a sair dessa crise sanitária em que se encontra. Por isso, é imprescindível a ajuda de todos nesse momento até que a situação de abastecimento de oxigênio e o atendimento aos pacientes, em especial das nossas crianças e adolescentes, seja normalizado”, conclamam as dras. Luciana Silva e Elena Marta Amaral, presidentes da SBP e Saped, respectivamente, que assinam o documento.

ACESSE AQUI A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO.

“Infelizmente, o impacto maior dos problemas que afetam a rede de atendimento recai sobre médicos e outros profissionais da saúde, impossibilitados de cumprir seu papel de forma plena, e sobre pacientes e familiares, que vivem a apreensão de contarem com um sistema fragilizado e vulnerável”, diz trecho do documento.

Na carta, a SBP e a Saped enfatizam também ser necessário apurar no tempo oportuno a responsabilidade pela evidente falta de planejamento que tornou o desabastecimento de cilindros de oxigênio um problema de proporções trágicas, e cobram dos governos federal, estadual e municipal a tomada de providências que tragam a normalidade ao atendimento dos pacientes.

DOAÇÕES – Com o objetivo de ajudar o Estado do Amazonas, a SBP doou máscaras N95, capotes e toucas. As instituições que desejarem somar forças nesse momento para doações, pode-se acionar a Sociedade Amazonense de Pediatria para acertar a forma de envio da doação de oxigênio e/ou outros insumos e medicamentos. A Saped também pode ajudar a identificar os itens mais escassos. O contato por ser feito pelo e-mail saped.am@gmail.com ou pelos telefones (92) 3184-4614 / 99142-2700.