SBP e Secretaria Nacional de Mulheres firmam acordo para promover ações igualdade de gênero

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, assinou na última semana acordo de cooperação entre a entidade e a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), órgão integrado à Secretaria de Governo da Presidência da República. A parceria tem como objetivo a elaboração de ações em conjunto que promovam a igualdade entre os gêneros.

Na sequência, ocorrerá a formulação de um plano de trabalho a ser implementado pelas instituições no âmbito da Rede Brasil Mulher, programa do Governo Federal com ênfase no combate à desigualdade entre homens e mulheres. Lançada oficialmente em dezembro do ano passado, a Rede identifica a área da saúde como um dos cinco eixos temáticos para sua atuação, ao lado de educação, enfrentamento à violência, espaços de poder e decisão, e autonomia econômica.

POTENCIAL - “A SBP está profundamente satisfeita em poder colaborar na execução de atividades de conscientização sobre o tema. Infelizmente, ainda persiste na sociedade um paradigma cultural que subjuga e coloca em dúvida o potencial das mulheres em diversas esferas, seja no trabalho, na vida acadêmica, no ambiente doméstico, entre outros. É emergencial que todos trabalhem em prol de uma mudança nesse cenário”, avalia dra. Luciana Silva.

O acordo representa mais uma conquista da atual gestão da SBP, que tem se empenhado, cada vez mais, em atuar na luta por avanços sociais que gerem impacto positivo na vida dos pediatras, crianças e adolescentes, não ficando restrita apenas aos assuntos técnicos, exclusivos da ciência médica.

Neste ano, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a SBP preparou uma campanha destacando os avanços e obstáculos na defesa dos direitos das mulheres. Sob o mote “Pediatria de Respeito: respeite a mulher pediatra”, o objetivo da ação foi estimular o empoderamento das mulheres pediatras, visto que elas correspondem a 73,9% do número de profissionais da especialidade no Brasil.