SBP empenha apoio ao Pequeno Príncipe e alerta governo sobre crise na assistência pediátrica

Com o anúncio da suspensão das atividades da unidade de urgência e emergência do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), em Curitiba (PR), devido à procura excessiva de pacientes, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta quinta-feira (9) uma moção de apoio a esse estabelecimento de saúde, considerado referência nacional no atendimento de crianças e adolescentes.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DA NOTA AQUI

No texto, a SBP empenha seu apoio incondicional à direção do Pequeno Príncipe, pede à população que compreenda o momento pelo qual passa o Hospital e orienta os pais e responsáveis a procurarem outros serviços, como postos de saúde e UPAs, em casos de consultas eletivas ou de menor gravidade. Porém, a Sociedade chama a atenção para essa situação, classificada como emblemática.

“Trata-se de um alerta para o Governo – nos diferentes níveis de gestão – para que reveja de forma urgente as políticas de saúde em vigor, evitando expor pacientes a risco e sobrecarregar médicos e as equipes de atendimento”, afirma a SBP, para quem são necessárias medidas para reabrir leitos pediátricos no País e agregar mais pediatras às equipes de atendimento.

TEMPO DE ESPERA – A crise do Pequeno Príncipe se agravou nas últimas semanas em função do aumento considerável do tempo de espera dos pacientes na emergência. Além disso, a unidade está com a quase totalidade de seus leitos de internação comprometida.

Segundo a direção do HPP, a decisão de restringir a procura direta de pacientes foi tomada quando, por falta de leitos disponíveis com segurança,  crianças começaram a ser internadas nos consultórios. O Hospital mantém uma média de 500 atendimento de emergência por dia.

Na avaliação da equipe, o Pequeno Príncipe, apesar de manter equipe completa e nunca ter perdido leitos, sofre as consequências da falta de estrutura de outras unidades. Isso o tem obrigado a absorver uma demanda crescente, que tende a aumentar, sem investimentos em ampliação ou contratação de mais profissionais.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520