SBP lamenta falecimento do pediatra José Fernando Maia Vinagre

É com profundo pesar que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) informa o falecimento do pediatra, conselheiro federal e membro do Conselho Curador da Fundação SBP, dr. José Fernando Maia Vinagre, ocorrido na noite deste sábado (25), em Cuiabá (MT). A todos os familiares, amigos e admiradores do pediatra, a SBP manifesta sua solidariedade.

A missa de sétimo dia do pediatra ocorrerá na próxima sexta-feira (31), às 18h30, na Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Cuiabá (MT). Além disso, no dia 5 de junho, acontecerá um ato solene em homenagem ao especialista na sede do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso, com a presença de membros da diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos presidentes dos Conselhos Regionais.

Dr. José Fernando Maia Vinagre estava internado no Hospital São Mateus e não resistiu ao agravamento de uma cirurgia de apendicite. O corpo será velado a partir das2h deste domingo (26) na sede do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso (CRM-MT). O sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério Piedade.

Na SBP, ele era reconhecido pelos colegas por sua dedicação ao trabalho e engajamento nas causas da Pediatria. Como membro efetivo do Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2004, foi responsável pela Corregedoria da autarquia ao longo dos últimos dez anos e contribuiu com importantes debates em diferentes áreas, com atuação de destaque nas Câmaras Técnicas de Pediatria, Oftalmologia, Dermatologia e Medicina de Tráfego, além ter coordenado a revisão do Código de Processo Ético Profissional (CPEP), em 2013.

Para a presidente da SBP, dr. Vinagre foi um “exemplo de bom profissional, médico e amigo. “É uma perda muito dolorosa para os familiares, amigos e pediatras do Brasil. Os seus exemplos permanecerão como fortes elementos da sua eterna presença entre os membros da família de pediatras. Esperamos que o legado deixado por ele resista ao tempo e seja fonte de inspiração e influência para futuras gerações”, ressaltou a dra. Luciana Rodrigues Silva.

A notícia do falecimento também comoveu o secretário-geral da SBP e conselheiro federal, dr. Sidnei Ferreira. “É uma grande perda para todos que tiveram o privilégio de sua convivência. Sua vida pública, dedicada aos legítimos interesses da classe médica e da sociedade brasileira, dignificou a Medicina no Brasil”, enfatizou o dr. Sidnei Ferreira.

Rio de Janeiro, 25 de maio de 2019.

Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520