SBP lança campanha para conscientizar pediatras sobre própria vacinação

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), através do Departamento Científico de Imunizações, lança no próximo dia 17 de dezembro a campanha “Pediatra vacinado”, para conscientizar esses profissionais sobre a importância da imunização para sua proteção e a de seus pacientes. Além disso, os pediatras podem servir como exemplo, em um momento no qual o tema ganha relevância por conta das baixas coberturas vacinais, com o ressurgimento do sarampo e a ameaça de recrudescência de outras doenças imunopreveníveis.

Em razão do lançamento, será realizada no próprio dia 17, às 20h, uma live, transmitida para os associados SBP, coordenada pelo dr. Renato Kfouri, presidente do DC de Imunizações da SBP, com a participação de renomados especialistas na área. A ação conta com o apoio da GlaxoSmithKline (GSK) e da MSD.

“Todo esse trabalho tem como cerne que o profissional da saúde entenda a importância de ter o seu calendário vacinal atualizado, em função da sua maior exposição. Além disso, essa postura responsável é um diferencial na qualidade da sua atividade médica, pois demonstra cuidado e responsabilidade com os seus pacientes”, analisa dr. Renato de Ávila Kfouri.

DOCUMENTO CIENTÍFICO – Ainda como parte dessa iniciativa, o Departamento Científico de Imunizações publicou um documento científico com o tema “Eu pediatra estou vacinado(a), e você?”, no qual é ressaltada a importância de manter o calendário de vacinação atualizado em todas as faixas etárias, com enfoque nos profissionais de saúde.

ACESSE O DOCUMENTO COMPLETO AQUI

No material ganham destaque as vacinas que são especialmente recomendadas aos pediatras, são elas: influenza; adsorvida difteria, tétano e pertussis acelular adulto (dTpa); tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); varicela; hepatite B; hepatite A; e meningocócica conjugada ACWY e meningocócica B recombinante.