SBP lança documento científico sobre lesões cutâneas no lúpus pediátrico

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acaba de lançar o documento científico “O espectro das lesões cutâneas no lúpus pediátrico”. O material, produzido em conjunto pelos departamentos científicos de Dermatologia e Reumatologia, tem como objetivo fornecer um guia ilustrado das manifestações cutâneas em crianças das principais doenças reumatológicas.

O documento esclarece que diversas doenças reumatológicas causam manifestações cutâneas. Por isso, materiais como essa publicação são essenciais para colaborar com o processo de reconhecimento imediato dessas lesões e da correlação com a doença reumatológica. E o diagnóstico precoce é primordial para que o tratamento logo se inicie, melhorando, assim, o prognóstico da doença.

ACESSE O DOCUMENTO COMPLETO AQUI

A importância desse material, dentre outros fatores, é que em muitos casos o pediatra é o primeiro médico a atender esses pacientes. E, por isso, o conhecimento sobre as manifestações cutâneas das doenças reumatológicas é de fundamental importância. Na publicação são abordadas as seguintes doenças e suas implicações: o Lúpus eritematoso sistêmico juvenil (LESJ), o Lúpus eritematoso cutâneo localizado (LECL) e o Lúpus eritematoso neonatal (LEN).

O Departamento Científico de Dermatologia é composto pelos drs. Vânia Oliveira de Carvalho; Ana Maria Mosca de Cerqueira; Ana Elisa Kiszewski Bau; Gleide Maria Gatto Bragança; Jandrei Rogério Markus; Marice Emanuela El Achkar Mello; Matilde Campos Carrera; Izabella Rodrigues Reis Gomes; Janine Horsth Silva; Gina B. Schiavon Masson; Iwyna França S. G. Vial; e Mayke Fabricia Steinbach.

Já o Departamento Científico de Reumatologia é composto pelos drs. Clovis Artur Almeida da Silva; Maria Odete Esteves Hilário; Adriana Rodrigues Fonseca; Claudia Saad-Magalhães; Flavio Roberto Sztajnbok; Margarida de Fátima Fernandes Carvalho; e Paulo Roberto Stocco Romanelli.