Com o objetivo de atualizar o status das diferentes vacinas de covid-19, o Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou um guia prático sobre o tema. O material fornece uma visão geral sobre os esforços dedicados ao desenvolvimento e aprovação dos imunizantes para o novo coronavírus.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O DOCUMENTO.
A publicação destaca que diante da pandemia de covid-19, com mais de 200 mil mortes no Brasil, houve a necessidade de encontrar vacinas seguras e eficazes. Elas são consideradas a única maneira, hoje, disponível de prevenir a contaminação pela doença, já que medidas terapêuticas não se mostraram eficazes no tratamento da doença.
AGILIDADE – O guia explica, ainda, que estudos e investigações prévias sobre outros coronavírus (SARS-CoV e MERS) viabilizaram avanços rápidos na busca por uma vacina para SARS-CoV-2. Este fato, aliado a investimentos sem precedentes, apoio de organismos internacionais e parcerias com indústrias farmacêuticas, universidades e agências sanitárias, possibilitou o licenciamento de imunizantes contra a doença, em menos de um ano após a identificação do agente causador.
Atualmente, mais de uma dúzia de vacinas em fase III em todo o mundo, com quatro tecnologias diferentes: inativadas, vetor viral não replicante, genéticas (RNA) e proteicas (sub-unitárias). Algumas dessas já estão registradas para uso emergencial em outros países, como as produzidas por: Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Gamaleya.
No Brasil, há quatro estudos de fase III, que envolveram cerca de 30 mil voluntários, são eles: Oxford-AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer, Sinovac-Butantan e Jansen. A Diretoria Colegiada da Anvisa (Dicol) aprovou, em 17 de janeiro, por unanimidade, a autorização temporária de uso emergencial das vacinas CoronaVac (Sinovac-Butantan) e Covishield (Oxford-AstraZeneca/Fiocruz). Ambas foram aprovadas para uso na população com mais de 18 anos de idade em esquema de duas doses.
DÚVIDAS - A aprovação dessas vacinas e o início da imunização vêm suscitando diversas dúvidas. Pensando nisso, a SBP lança também o guia “Dúvidas Sobre Vacinas Covid-19 Perguntas e Respostas”. O texto responde os principais questionamentos em relação ao tema. O material destaca, entretanto, que este é um conhecimento em construção e podem ocorrer mudanças frequentes nas orientações.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O GUIA.
A publicação, produzida pelo Departamento Científico de Imunizações da SBP, apresenta no total 25 itens. Algumas das questões são: quais as vacinas para covid-19 que estão atualmente disponíveis no Brasil e quais os seus perfis de eficácia?; o que significa licenciamento emergencial pela Anvisa?; grávidas e puérperas poderão receber a vacina?; dentre outros pontos.
O Departamento Científico de Imunizações é composto pelos drs.: Renato de Ávila Kfouri; Tânia Cristina de M. Barros Petraglia; Eduardo Jorge da Fonseca Lima; Helena Keico Sato; Heloisa Ihle Giamberardino; Solange Dourado de Andrade; Sonia Maria de Faria; Ricardo Queiroz Gurgel; e Maria do Socorro Ferreira Martins.
Sífilis congênita
11/09/2025 , 08:20Manifestações Hepáticas das Doenças Inflamatórias Intestinais em ...
09/09/2025 , 11:23Para proteger crianças e adolescentes, SBP defende imposto seleti...
08/09/2025 , 10:56Especialista da SBP participa de evento sobre proteção de criança...
08/09/2025 , 10:48PEDCAST SBP: "Uso de fones de ouvido por crianças e adolescentes:...
08/09/2025 , 10:45PRN-SBP lança 2ª edição do Manual de Cuidados Pós-Reanimação Neon...
05/09/2025 , 11:45