Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down (SD), comemorado em 21 de março, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança nesta semana a nota especial “Imunizações em pessoas com Síndrome de Down – o que é importante saber?”. O documento, elaborado em conjunto pelos Departamentos Científicos de Imunizações, Genética Clínica e Infectologia da SBP, alerta que crianças e adolescentes com SD apresentam risco mais elevado de desenvolverem formas graves de doenças imunopreveníveis.
Desse modo, como recomendação principal, a publicação enfatiza a importância desta população — bem como de seus cuidadores — manterem o calendário vacinal atualizado, com todas as vacinas preconizadas para cada faixa etária.
CLIQUE AQUI E ACESSE O DOCUMENTO
“Indivíduos com SD usualmente apresentam frequência acentuada de infecções, geralmente do trato respiratório superior, com gravidade mais elevada e curso prolongado de doenças, que são atribuídas a defeitos do sistema imunológico. Outros fatores relacionados — como cardiopatias, anomalias de vias aéreas, hipotonia, refluxo gastroesofágico, periodontite e alterações de ouvido médio — também predispõem a quadros infecciosos de repetição”, cita a nota.
Conforme reforça o presidente do DC de Imunizações da SBP, dr. Renato Kfouri, é justamente pela maior suscetibilidade às infecções que a imunização desses pacientes precisa ocorrer de maneira assertiva. “Não se pode perder a oportunidade de atualizar o calendário vacinal em qualquer visita a uma unidade de saúde. Negligenciar esse tema é submeter o paciente a sérios riscos”, diz.
No mesmo sentido, o presidente do DC de Genética Clínica da SBP, dr. Salmo Raskin, salienta que, em função de anormalidades do sistema imunológico, pessoas com SD podem ter uma resposta menos eficiente em relação às vacinas. “Outro dado que aponta para a relevância de proteger esse grupo”.
A publicação da SBP destaca ainda que, além das imunizações habituais do calendário nacional de vacinação, pessoas com Síndrome de Down devem receber outras vacinas disponíveis nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), presentes em todos os estados brasileiros.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53