A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança nesta semana a versão digital do livro “Nascer prematuro – Manual de orientação aos pais, familiares e cuidadores de prematuros na alta hospitalar”, assinado pela diretora de Cursos e Eventos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Lilian Sadeck. O lançamento coincide com o Dia Internacional da Prematuridade, comemorado em 17 de novembro.
Com isso, um link de acesso ao texto ficará disponível no site da entidade para o interessados. A versão impressa já havia sido apresentada ao público em setembro, com o apoio da editora Elsevier e da Biofarmacêutica Abbvie, durante o 23º Congresso Brasileiro de Perinatologia, em Gramado (RS). Dra. Lilian Sadeck é coautora da publicação, juntamente com Gislayne Nieto, Ligia Maria Rugolo, Rita de Cássia Silveira e Rosângela Garbers.
De acordo com as autoras, o manual impresso também contará com distribuição gratuita. Cerca de 7 mil volumes devem ser repassados pela SBP e seus parceiros aos consultórios pediátricos, como forma de estimular o aperfeiçoamento dos profissionais e o debate relativo ao tema junto às famílias dos pacientes.
Gestado dentro de um projeto maior sobre recém-nascidos prematuros, as autoras – que atuam em UTI Neonatal e fazem o acompanhamento ambulatorial após a alta hospitalar – decidiram elaborar o Manual com base em suas experiências com a insegurança e o desconhecimento dos pais em relação às particularidades do crescimento e do desenvolvimento dos bebês prematuros.
“O objetivo é orientar as famílias sobre os problemas mais frequentes que esses bebês possam vir a apresentar após receber alta. Acreditamos que esse conhecimento pode auxiliar nos cuidados e minimizar as preocupações no momento de levar o filho para casa”, explica a diretora de Cursos e Eventos da SBP.
O manual, de acordo com dra Lilian Sadeck, reúne as principais dúvidas já vivenciadas pelas profissionais no atendimento à família de prematuros, como a previsão de alta, cuidados em casa e as repercussões dos problemas que a criança apresentou durante a internação, como problemas pulmonares, cardíacos e alimentação.
Outro diferencial do livro é trazer depoimentos de mães, apresentando suas dúvidas e problemas, aproximando ainda mais da realidade das famílias. Dra Rita de Cássia Silveira, uma das autoras, destaca a importância do cuidado familiar no estabelecimento do prematuro.
“Tivemos como objetivo oferecer uma orientação adicional ao que eles recebem nas UTIs Neonatais. Acreditamos que o cuidado do prematuro é uma extensão do atendimento perinatal e de nada adianta investir em equipamentos se não olharmos para as famílias e o cuidado individualizado para estimular o desenvolvimento do bebê”, comentou.
Famílias em Pauta discute o tema “A criança que não come: o que f...
02/07/2025 , 14:07Mais moderno e acessível, portal Pediatria para Famílias é relanç...
02/07/2025 , 14:02CAPCO 2025 reúne quase 500 participantes e inova com simulação re...
30/06/2025 , 14:10Impacto cada vez maior: novos resultados do JPED reforçam trajetó...
01/07/2025 , 13:31Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57