SBP marca presença no 1ª Congresso Internacional sobre os Transtornos do Espectro Autista

A presidente do Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Liubiana Arantes de Araújo, representou a entidade na cerimônia de abertura do 1º Congresso Internacional sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), realizado pela Associação Caminho Azul, entre os dias 27 e 29 de junho, em São Paulo (SP). Durante o evento, que contou com cerca de 1.200 congressistas, a especialista compartilhou algumas das iniciativas promovidas pela SBP para qualificar a assistência ao paciente com autismo.

Entre as atividades listadas, destaque para os documentos científicos “Triagem Precoce para Autismo” e “Manual de Orientação sobre o TEA”, elaborados no intuito de auxiliar profissionais de diferentes áreas que atuam no atendimento da população pediátrica a identificar sinais de alerta para o TEA, além de realizar triagem, diagnóstico, tratamento e acolhimento do paciente.

De acordo com a dra. Liubiana, é importante que os pediatras avaliem o desenvolvimento da criança de forma rigorosa durante as consultas, uma vez que o diagnóstico e intervenção precoces são fundamentais para impedir o agravamento de possíveis atrasos, como o autismo, que tem aumentado de prevalência.

“Nos últimos anos, a SBP priorizou esse assunto e assumiu um papel intensamente propositivo. A entidade tem insistido na qualificação em temas como desenvolvimento típico no intuito de capacitar os médicos a perceber com mais acurácia os desvios. Inúmeras palestras e conferências foram apresentadas em eventos científicos de todo o País. Além disso, está disponível no site da entidade um Guia Prático de Atualização para incentivar o uso da Caderneta de Saúde da Criança e do Adolescente”, afirmou.

O 1º Congresso Internacional sobre os Transtornos do Espectro Autista é uma realização da Associação Caminho Azul, com apoio da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenep). O evento teve como finalidade reunir renomados palestrantes do Brasil e de outros países para debater as atualizações mais recentes e promover o conhecimento em alto nível sobre o tema.

INICIATIVAS – Na oportunidade, a especialista participou também da mesa-redonda “Ensinando a prática clínica dos TEA para acadêmicos e residentes em Pediatria e Medicina de Família”, em que destacou a iniciativa da SBP de promover cursos itinerantes, em especial em locais com pouca disponibilidade de qualificação especializada, como na região Norte.

“Muitos dos cursos ofertados tiveram como público-alvo especialistas de outras áreas, pois a SBP entende a relevância de orientar todos aqueles que atuam na equipe de assistência multidisciplinar. Para os pais, a entidade publicou ainda o livro ‘Vamos brincar’ que traz dicas de como conduzir as crianças de modo a aproveitar todo potencial das atividades lúdicas. É sabido que quanto mais jovem é a criança, maior é sua neuroplasticidade cerebral e capacidade de adaptação frente a um estímulo positivo, mesmo havendo dificuldades”, comentou.

Segundo a dra. Liubiana, para alcançar a população em geral e pediatras não associados, a SBP também tem atuado como parceira voluntária de diferentes veículos de comunicação, fornecendo entrevistas e auxiliando na produção de conteúdo sobre o tema.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520