“Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Esse é o lema da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) 2023, lançada na segunda-feira (31), em evento oficial realizado pelo Ministério da Saúde na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), em Brasília (DF). Após a fala da ministra da saúde, Nísia Trindade, foi exibido o vídeo gravado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Clóvis Francisco Constantino, especialmente para o evento. Na mensagem, ele ressaltou a importância do engajamento de toda a população na luta pelo direito de as mães trabalhadoras amamentarem seus filhos.
“No início da vida, o aleitamento materno é indiscutivelmente um dos principais instrumentos de promoção da saúde. Ele é responsável por dar à criança mais chances de atingir todo o seu potencial de desenvolvimento e se tornar um adulto pleno. É preciso avançar na garantia desse direito a todas as famílias”, salientou.
Segundo detalhou a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, dra. Rossiclei Pinheiro, que compareceu presencialmente ao evento representando a entidade, nesta edição, a campanha elaborada pelo Governo Federal tem como foco o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação.
“Para que as mães trabalhadoras consigam cumprir a orientação da SBP – e de outros órgãos internacionais – de manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, e de forma complementar até dois anos ou mais, é fundamental ter acesso à licença-maternidade. Além disso, também é indispensável o apoio dos empregadores”, disse.
Atualmente, o Programa Empresa Cidadã, regulamentado pela Lei 11.770, art. 38, de 9 de setembro de 2008, garante a ampliação da licença-maternidade para seis meses e da licença-paternidade para 20 dias, por meio de incentivos fiscais de dedução do imposto de renda concedidos pelo Poder Público. A prorrogação é destinada às funcionárias das empresas privadas que participam do Programa. Para as servidoras públicas, os seis meses de licença valem no âmbito de todo o funcionalismo federal e estadual, já no âmbito municipal, depende da decisão de cada Governo.
Na oportunidade, também estiveram presentes a ministra das mulheres, Cida Gonçalvez; o ministro da comunicação, Juscelino Filho; além de outras autoridades. A SMAM 2023 é uma realização da World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), promovida nacionalmente pelo Ministério da Saúde, com apoio da SBP.
5º Simpósio Dermaped tem recorde de inscritos em Belo Horizonte (...
14/08/2025 , 10:35SBP alerta para erros em orientações de primeiros socorros em cas...
14/08/2025 , 10:44Substituição da dose de reforço da vacina meningocócica C pela va...
14/08/2025 , 08:23Pediatras defendem no Congresso ampliação da licença-paternidade ...
13/08/2025 , 16:34Concurso em Nutrição Parenteral e Enteral Pediátrica: inscrições ...
13/08/2025 , 14:15SBP participa de workshop para discutir indicadores e monitoramen...
13/08/2025 , 10:24