A convite do Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) participou, em conjunto com outras sociedades de especialidades médicas, de uma reunião virtual para debater o atual cenário de aumento de casos de dengue em todo o País. O encontro, realizado na última quarta-feira (21), coordenado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, contou com a participação do presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, e dos presidentes dos Departamentos Científicos de Imunizações e Infectologia da SBP, dr. Renato Kfouri e dr. Marco Aurélio Sáfadi, respectivamente, além de outras lideranças médicas.
“Para um efetivo enfrentamento à crise da dengue, é importante o engajamento dos profissionais de saúde como um todo e, nesse processo, a mobilização das entidades médicas é significativa. Desse modo, a reunião teve o intuito de compartilhar as ações desenvolvidas pelo poder público e ressaltar a necessidade do trabalho em conjunto”, afirmou o dr. Clóvis Francisco Constantino.
Na oportunidade, a ministra da Saúde enfatizou a relevância da atuação dos médicos na linha de frente e conclamou a união de todos nesse momento de crise. “Recebemos com satisfação as entidades médicas. O entendimento é da necessidade de integrar os esforços para evitar que mais vidas sejam perdidas”, apontou Nísia Trindade. Atualmente, o Brasil enfrenta cerca de 700 mil casos prováveis de dengue, resultando em 122 mortes confirmadas.
“No momento, a prioridade é prestar assistência de qualidade à população e disseminar conhecimento adequado a respeito de como prevenir a doença, sobretudo combatendo os focos do mosquito Aedes Aegypt”, frisou o dr. Renato Kfouri.
SBP EM AÇÃO — Para auxiliar na disseminação de informações necessárias ao enfrentamento da epidemia, a SBP encaminhou na quinta-feira (22) um ofício ao Ministério da Saúde. No documento, a entidade se coloca à disposição do Governo Federal para auxiliar na produção de material científico para a Campanha Nacional de Mobilização Contra a Dengue nas Escolas.
Na última semana, os Ministérios da Saúde e da Educação anunciaram o lançamento dessa iniciativa, com foco nas unidades de ensino da rede pública, que visa orientar cerca de 25 milhões de estudantes. O objetivo da ação é incentivar a adesão dos colégios em ações de prevenção não apenas no ambiente escolar, mas nas comunidades vizinhas.
No texto, a entidade propõe a divulgação de conteúdo específico sobre o tema em seus canais de comunicação, como sites, newsletter, redes sociais e podcasts. “Acreditamos que as intervenções de saúde pública com foco nas crianças e nos adolescentes são medidas bastante efetivas, uma vez que elas transmitem o conhecimento adquirido às suas famílias. Além disso, essa estratégia reduz as chances de mortalidade ou internações evitáveis por meio da dengue, já que este é o grupo etário que mais tem sido acometido pela doença”, concluiu o presidente da SBP.
Acesse os novos informativos do Reporte Semanal do JPed
12/12/2025 , 10:19
1º Congresso Mundial de Emergências Pediátricas: inscrições de tr...
11/12/2025 , 11:28
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Digital: o que todo ...
11/12/2025 , 08:08
Exame de Área de Atuação em Neurologia Pediátrica 2025: acesse o ...
10/12/2025 , 16:42
PRN-SBP ultrapassa marca histórica de 190 mil certificações
10/12/2025 , 13:54
SBP apresenta ao Congresso plano para ampliar a presença do pedia...
10/12/2025 , 11:12