SBP parabeniza Margareth Dalcolmo por nomeação como Personalidade do Ano no Prêmio Faz Diferença 2020

Recém-eleita como Personalidade do Ano no Prêmio Faz Diferença 2020, a professora e pesquisadora dra. Margareth Maria Pretti Dalcolmo teve também nesta semana o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre seu importante papel como voz da ciência em meio à pandemia de covid-19. A presidente da entidade, dra. Luciana Rodrigues Silva, enviou uma carta parabenizando a médica, destacando que “sua credibilidade e prestígio junto aos jornalistas foi de fato uma grande oportunidade para fazer o público entender a importância de medidas como o distanciamento social, o uso de máscaras e a busca pela vacina”.

“Compartilhei recentemente minha satisfação pessoal de ver crescer no Brasil o número de mulheres preparadas para o exercício da Medicina. Como primeira mulher presidente dessa imensa especialidade médica em mais de um século de existência, sei que nos apresentamos para ocupar essa lacuna com responsabilidade, paixão e vontade de fazer a diferença, trazendo o olhar feminino como diferencial. Sua conduta materializa essa percepção!”, elogiou a presidente da SBP.

O Prêmio Faz Diferença, que neste ano chega a sua 18º edição, é uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com o jornal O Globo que distingue iniciativas inspiradoras para o país. Os premiados são escolhidos por votação popular.

TRAJETÓRIA – Dra. Margareth Maria Pretti Dalcolmo é médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A capixaba, de 67 anos, faz parte da Escola Nacional de Saúde Pública da instituição, onde leciona e atende casos graves de tuberculose. Dalcolmo é doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com experiência na condução e participação de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses.

Com mais de cem artigos publicados, é presidente eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia (SBPT); e membro do Expert Group for Essential Medicines List, da Organização Mundial da Saúde (OMS); e do Regional Advisory Committee, do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.


Dra. Margareth também é membro do Steering Committee, da Boston Medical School; e investigadora principal dos ensaios clínicos SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e Brace Trail para vacina BCG para prevenção da Covid-19.