Com o objetivo de organizar um Grupo de Trabalho para discutir e elaborar critérios diagnósticos das Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (IRAS) em Pediatria, a Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) - da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - organizou uma reunião com especialistas de diversas entidades para debater o assunto. O grupo, composto por profissionais especialistas na área e representantes de entidades relacionadas ao tema, se reuniu no último dia 26, na sede da Anvisa, em Brasília (DF).
Na oportunidade, a infectologista pediátrica dra. Mariana Volpe Aroni representou a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Segundo a médica, estes critérios diagnósticos são fundamentais para que a Vigilância Epidemiológica das IRAS em pacientes pediátricos seja mais fidedigna.
“Os critérios são importantes porque consideram as diferenças e particularidades das diversas faixas etárias pediátricas e, dessa forma, tornam-se mais precisos. Além disso, são relevantes como forma de padronizar os parâmetros utilizados pelas equipes de controle de infecção, permitindo, assim, que os dados e indicadores gerados pelas instituições possam ser comparáveis”, explica dra. Mariana.
A especialista diz ainda que a criação desse Grupo de Trabalho é extremamente relevante para serem iniciadas as discussões sobre o tema e a elaboração de um manual que será divulgado posteriormente. “Na reunião discutimos as especificidades dos critérios diagnósticos na população pediátrica tendo como base os manuais já existentes da Anvisa e referências da literatura internacional”, diz a infectologista pediátrica.
Presidente da SBP participa de reunião com a AMB e ASBAI sobre a ...
13/05/2025 , 18:47Anti-histamínicos em doenças alérgicas: eventos adversos
13/05/2025 , 10:06Entre os destaques, Atualização em Alergia Alimentar traz a impor...
13/05/2025 , 18:51PED CAST SBP: "Desafios perigosos na internet - Dra. Evelyn Eisen...
12/05/2025 , 10:49Resultado final das eleições para a diretoria da SBP: a chapa “SB...
09/05/2025 , 18:53CANP 2025: inscrições abertas para todo o Brasil
09/05/2025 , 12:10