SBP participa de reunião de planejamento estratégico do Portal de Boas Práticas do Ministério da Saúde – Eixo Recém-Nascido

Para apoiar o planejamento e a avaliação do conteúdo do Portal de Boas Práticas do Ministério da Saúde – Eixo Recém-Nascido, a presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Maria Albertina Santiago Rego, participou de reunião promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entidade responsável pela coordenação de conteúdos da plataforma. Durante o encontro, realizado no Rio de Janeiro (RJ), foram discutidos pontos de atualização sobre o Eixo de Atenção ao Recém-Nascido de Risco.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O SITE

Na avaliação da especialista da SBP, a plataforma representa um instrumento importante para a disseminação de conhecimento técnico, devendo incluir de maneira regular as evidências recentemente validadas pela comunidade científica, como no caso das novas curvas para monitoramento do crescimento dos bebês prematuros.

A atual disposição de conteúdo já oferece aos profissionais de saúde que atuam no atendimento de neonatos informações a respeito de temas prioritários, em forma de aulas, artigos comentados e vídeos com especialistas. Entre os assuntos atualmente disponíveis, há indicações sobre “desafios para o contato pele a pele ao nascer”, “estratégias não farmacológicas para dor em recém-nascidos”, “uso de antibióticos e antifúngicos no período neonatal”, “como preparar a alta do paciente de risco” e outros.

Segundo a dra. Maria Albertina, o portal é especialmente voltado para integrar conhecimentos interdisciplinares, sendo uma fonte de atualização científica sobre a saúde de gestantes, neonatos, crianças e adolescentes, que deve levar em conta a interposição das singularidades dos vários profissionais que compõem a equipe perinatal e pediátrica.

“A SBP entende como positivas as iniciativas que somam esforços em prol da melhoria da assistência à população pediátrica. O Portal de Boas Práticas já conta com mais de 150 mil usuários de todos os estados brasileiros e a SBP tem todo interesse em contribuir para aprimorar essa ferramenta, com foco na qualificação de pediatras e da equipe multidisciplinar, mas garantindo a atribuição técnica de cada especialidade profissional”, disse. 

Na oportunidade, a presidente do Departamento Científico de Neonatologia da SBP também fez referência ao documento “Nascimento Seguro”, elaborado pelos especialistas da SBP como uma diretriz para o cuidado perinatal.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520