SBP participa de webconferência da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

postado 05/26/2020

A integrante do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Vilneide Braga D. Serva, representou a entidade na webconferência promovida pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) para celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio. A iniciativa foi realizada virtualmente, por meio do canal oficial da rBLH no YouTube, a fim de respeitar as recomendações de distanciamento social, vigentes durante a atual pandemia de COVID-19.

Na oportunidade, a dra. Vilneide parabenizou a ação da rBLH e ressaltou a importância do leite humano, especialmente para garantir a sobrevida dos recém-nascidos prematuros. “O aleitamento materno fortalece e protege o bebê de infecções. Toda mulher que amamenta é uma doadora em potencial e muitas crianças dependem desse ato de amor e solidariedade para superar a primeira fase da vida”, frisou.

Conforme ressaltou a especialista da SBP, por ter contato privilegiado com as famílias, o pediatra é um dos profissionais mais relevantes no processo de mobilização social em prol da doação. “Ainda há muita desinformação. O pediatra pode atuar esclarecendo dúvidas e engajando mães e pais nessa nobre causa.  Também é importante reforçar que nunca se deve doar ou receber leite de forma independente, ou seja, sem passar por um banco de leite credenciado, pois somente os processos de análise e detecção de certos agentes garantem a segurança”, declarou.

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO – Uma das finalidades da webconferência foi realizar o lançamento dos Novos Produtos da rBLH-BR. Entre eles, a publicação “rBLH em Dados - Brasil 2000-2019”, uma consolidação de números e informações sobre a produção dos bancos de leite humano que compõem a rede. Outros tópicos, como o resultado de novos credenciamentos e a revisão de Normas Técnicas em função da pandemia de COVID-19, também foram debatidos. 

Na ocasião, a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Ginani, também apresentou a campanha “Doe Leite Materno. Nessa Corrente Pela Vida, Cada Gota Faz A Diferença”, elaborada pelo Governo Federal para o Dia Mundial de Doação de Leite Humano 2020. Além de filme publicitário, a campanha oficial conta com cartaz e materiais informativos que serão distribuídos por todo País.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO FILME OFICIAL DA CAMPANHA

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A APRESENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Durante o evento, ocorreu ainda a apresentação “Revisitando o passado, construindo o presente: 10 anos de Campanhas Nacionais no Brasil”, em que os espectadores puderam conferir uma breve retrospectiva de todas as Campanhas de Mobilização Social de Doação de Leite Humano já realizadas pela rBLH. Para conferir os cartazes de cada edição, acesse o link.

Além da SBP e Ministério da Saúde, também participaram da webconferência representantes da Fundação Oswaldo Cruz e Organização Pan-americana da Saúde (OPAS).

*Com informações da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH)


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520