SBP participa do II Fórum de Telemedicina do CFM, em Brasília


Com o objetivo de debater os temas mais atualizados da área e de apresentar a nova Resolução sobre Telemedicina, o Conselho Federal de Medicina (CFM), por meio da Câmara Técnica de Informática em Saúde, promoverá o II Fórum de Telemedicina, em Brasília (DF). O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (7) e contará com a presença do 2º vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Edson Ferreira Liberal.

Na oportunidade, serão apresentados assuntos como a relação médico-paciente na saúde digital do ponto de vista do prestador, do Ministério da Saúde e do médico usuário de telemedicina; a qualidade, segurança e proteção de dados, no qual será abordada a nova lei da proteção de dados e a telemedicina; e a preparação médica na era digital com apresentações sobre como incluir o tema no programa de formação do médico, o cenário atual da telemedicina e a telemedicina no atendimento domiciliar.

O Fórum contará com a presença de especialistas do CFM, da Universidade de São Paulo (USP), da Escola Superior de Advocacia de São Paulo, da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), do Hospital Albert Einstein de São Paulo, entre outros.

TRANSMISSÃO AO VIVO – As inscrições no evento estão esgotadas, mas as apresentações poderão ser assistidas ao vivo durante o Fórum, no canal do CFM no YouTube. Após a realização do encontro, os vídeos das palestras e debates continuarão disponíveis. Será necessário apenas acessar a conta do Conselho, em www.youtube.com/user/cfmedicina, escolher o arquivo e clicar o play.

EDIÇÃO ANTERIOR – A revisão da Resolução 1.643/2002 – principal diretriz ética que rege o uso das metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde – começou na primeira edição do Fórum, realizado em julho de 2016.  À época, foram ouvidos os especialistas que lidam com a Telemedicina como médicos, professores, profissionais de informática em saúde, entre outros.

Na oportunidade, o evento abordou as questões éticas e regulatórias da área; a segurança na transmissão de dados, sua identificação e autenticação; os principais parâmetros norteadores da área; entre outros.

*Com informações da Assessoria de Imprensa do CFM