SBP participa do lançamento do Portal de Boas Práticas


Integrar iniciativas e ampliar as ações em defesa da saúde da criança. Este é o objetivo do Portal de Boas Práticas em Saúde, que nesta segunda-feira (15) lançou um eixo específico de atenção à Criança. A plataforma do Ministério da Saúde, cuja coordenação técnica é do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi lançada em 2017 e conta com a colaboração de uma série de instituições, entre elas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Dra. Maria Tereza da Costa, diretora executiva da SBP, participou do lançamento oficial do eixo Saúde da Criança na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e ressaltou a importância da participação das entidades médicas na divulgação do conhecimento científico. “Essa parceria da SBP com o Ministério da Saúde, através do IFF/Fiocruz, teve um primeiro trabalho com o conteúdo do recém-nascido, em 2017, com participação do nosso Departamento de Neonatologia. Agora, com o alongamento do eixo de Saúde da Criança, acreditamos que nós poderemos contribuir ainda mais com a disseminação do conhecimento científico voltado para as boas práticas, aprimorando a assistência à saúde de crianças no País ”.

O diretor do IFF/Fiocruz, dr. Fábio Russomano, reafirmou que o objetivo do portal de “trazer as melhores evidências científicas sobre saúde da mulher, da criança e do adolescente, e possibilitar que esses conhecimentos possam ser acessados e aplicados pelos profissionais que lidam com essas populações”. Na oportunidade, a dra. Maria Auxiliadora Gomes, responsável pela coordenação do Portal, fez a apresentação dos conteúdos e proposições desta ferramenta.

ACESSE AQUI O PORTAL

Organizado em quatro eixos de atenção – Mulheres, Recém-Nascido, Criança e Adolescente, o Portal oferece conteúdo sistematizado por especialistas e disponível em diversos formatos, como apresentação de slides e vídeos curtos, todos com links para as referências citadas. Esse material tem sido utilizado principalmente em atividades de educação permanente e de formação profissional em diferentes unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a revisão de processos clínicos norteados pelas boas práticas.

O usuário também pode assistir a webconferências temáticas com especialistas, enviando perguntas que serão respondidas ao vivo durante a transmissão. As conferências são gravadas e podem ser acessadas posteriormente, abordando temas de grande interesse como acolhimento com classificação de risco, cuidados com a nutrição parenteral prolongada no recém-nascido, manejo da hemorragia no pós-parto, dor em recém-nascidos, entre outros.

O Portal de Boas Práticas está no ar desde outubro de 2017, quando disponibilizou o primeiro de quatro eixos de atuação. Na ocasião de seu lançamento, o dr. José Maria de Andrade Lopes, médico neonatologista e então presidente do Departamento de Neonatologia à época da SBP, foi apresentado como um dos coordenadores do eixo de atenção ao recém-nascido.

A proposta do Ministério da Saúde para o Portal é de que este seja uma ferramenta de disseminação de Boas Práticas fundamentadas nas melhores evidências científicas, sendo que se propõe que seja de abordagem e consulta multiprofissional.

Com o lançamento do eixo de Atenção à Saúde da Criança, a diretora dra. Maria Tereza Costa, acredita que a colaboração técnico-científica da SBP poderá ser ampliada, em direção à efetividade de políticas públicas relacionados à assistência pediátrica.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520