Integrar iniciativas e ampliar as ações em defesa da saúde da criança. Este é o objetivo do Portal de Boas Práticas em Saúde, que nesta segunda-feira (15) lançou um eixo específico de atenção à Criança. A plataforma do Ministério da Saúde, cuja coordenação técnica é do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi lançada em 2017 e conta com a colaboração de uma série de instituições, entre elas a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
Dra. Maria Tereza da Costa, diretora executiva da SBP, participou do lançamento oficial do eixo Saúde da Criança na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e ressaltou a importância da participação das entidades médicas na divulgação do conhecimento científico. “Essa parceria da SBP com o Ministério da Saúde, através do IFF/Fiocruz, teve um primeiro trabalho com o conteúdo do recém-nascido, em 2017, com participação do nosso Departamento de Neonatologia. Agora, com o alongamento do eixo de Saúde da Criança, acreditamos que nós poderemos contribuir ainda mais com a disseminação do conhecimento científico voltado para as boas práticas, aprimorando a assistência à saúde de crianças no País ”.
O diretor do IFF/Fiocruz, dr. Fábio Russomano, reafirmou que o objetivo do portal de “trazer as melhores evidências científicas sobre saúde da mulher, da criança e do adolescente, e possibilitar que esses conhecimentos possam ser acessados e aplicados pelos profissionais que lidam com essas populações”. Na oportunidade, a dra. Maria Auxiliadora Gomes, responsável pela coordenação do Portal, fez a apresentação dos conteúdos e proposições desta ferramenta.
Organizado em quatro eixos de atenção – Mulheres, Recém-Nascido, Criança e Adolescente, o Portal oferece conteúdo sistematizado por especialistas e disponível em diversos formatos, como apresentação de slides e vídeos curtos, todos com links para as referências citadas. Esse material tem sido utilizado principalmente em atividades de educação permanente e de formação profissional em diferentes unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a revisão de processos clínicos norteados pelas boas práticas.
O usuário também pode assistir a webconferências temáticas com especialistas, enviando perguntas que serão respondidas ao vivo durante a transmissão. As conferências são gravadas e podem ser acessadas posteriormente, abordando temas de grande interesse como acolhimento com classificação de risco, cuidados com a nutrição parenteral prolongada no recém-nascido, manejo da hemorragia no pós-parto, dor em recém-nascidos, entre outros.
O Portal de Boas Práticas está no ar desde outubro de 2017, quando disponibilizou o primeiro de quatro eixos de atuação. Na ocasião de seu lançamento, o dr. José Maria de Andrade Lopes, médico neonatologista e então presidente do Departamento de Neonatologia à época da SBP, foi apresentado como um dos coordenadores do eixo de atenção ao recém-nascido.
A proposta do Ministério da Saúde para o Portal é de que este seja uma ferramenta de disseminação de Boas Práticas fundamentadas nas melhores evidências científicas, sendo que se propõe que seja de abordagem e consulta multiprofissional.
Com o lançamento do eixo de Atenção à Saúde da Criança, a diretora dra. Maria Tereza Costa, acredita que a colaboração técnico-científica da SBP poderá ser ampliada, em direção à efetividade de políticas públicas relacionados à assistência pediátrica.
CAPCO 2025 reúne quase 500 participantes e inova com simulação re...
30/06/2025 , 14:10Impacto cada vez maior: novos resultados do JPED reforçam trajetó...
01/07/2025 , 13:31Atualização científica e defesa da inclusão do médico pediatra na...
30/06/2025 , 16:45PED CAST SBP | "Gripe, resfriado ou Covid-19: saiba diferenciar o...
30/06/2025 , 13:57Livro “Endocrinologia Pediátrica - 2ª edição” é lançado durante X...
24/06/2025 , 13:57Autoimagem, autoestima e uso de cosméticos na adolescência: Aspec...
24/06/2025 , 08:38