SBP participa do Latam Safety Summit, evento sobre segurança e saúde na era digital

 Representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) acompanharam os debates do "Latam Safety Summit", evento promovido pelo Facebook – com a participação de mais de 50 instituições da América Latina – para estimular a discussão sobre políticas de proteção humana na era digital. No encontro, realizado na semana passada, em São Paulo (SP), estavam presentes os drs. Marco Antônio Chaves Gama, Evelyn Eisenstein, Luci Pfeiffer e Susana Estefenon, membros do Grupo de Trabalho de Saúde da Criança e do Adolescente na Era Digital da SBP. 

Os diversos painéis e conferências do evento foram conduzidos por cerca de 80 especialistas do Brasil e do exterior das áreas de Saúde, Tecnologia e Direito Digital, com abordagens atuais sobre diferentes aspectos da relação entre juventude e mídias digitais. 

Conforme ressaltou o grupo de pediatras da SBP, o encontro foi uma oportunidade para verificar os resultados de pesquisas e políticas para uma internet mais segura implementadas em diferentes partes do mundo. “Uma das palestras mais emblemáticas foi ministrada pela dra.  Kristelle Lavalle, do Center on Media and Child Health da Universidade de Harvard, que abordou o uso problemático das mídias interativas”, disse a dra. Evelyn.

Entre os efeitos prejudiciais da utilização excessiva de gadgets, já alertados pela SBP e corroborados pelos pesquisadores internacionais, constam: agressividade e outros problemas comportamentais; transtornos de sono; dificuldades de aprendizagem; doenças oculares; e prejuízos para o desenvolvimento do cérebro.

As palestras do "Latam Safety Summit" também enfatizaram os perigos da propagação da violência nas redes – através do cyberbullying e reprodução de conteúdos perigosos – e da facilitação para a prática de abuso sexual.

“O evento ratificou vários dos alertas que a SBP tem feito, de forma pioneira, ao longo dos últimos anos. É importante estarmos articulados em rede com outros países para compartilharmos experiências e alinharmos globalmente as descobertas sobre esse tema. O mundo digital é um campo novo, mas já indispensável para o contexto social da nossa época”, constatou a dra. Evelyn. 

DOCUMENTO – Em breve, um novo documento científico sobre os efeitos do uso de tecnologias digitais na infância e adolescência deverá ser lançado pelo GT de Saúde da Criança e do Adolescente na Era Digital da SBP. A publicação conterá todas as atualizações e evidências mais recentes sobre o tema, baseadas na literatura científica mundial.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520