Ampliar a parceria e a interlocução com a comunidade escolar e levar informação adequada sobre saúde para o maior número possível de professores, gestores e demais profissionais da área. Com este objetivo, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) encaminhou ofício pedindo apoio ao Ministério da Educação (MEC), ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e à Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), para que os documentos científicos elaborados pela entidade alcancem seu público-alvo: as crianças, os adolescentes e suas famílias.
“Ao longo do último ano, a SBP publicou diversos manuais técnicos de orientação úteis aos profissionais da educação. Nossa intenção é firmar uma parceria com o MEC, o Consed e a Fenep, para que esse material chegue de forma mais efetiva a toda comunidade escolar”, afirmou o presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino.
No ofício encaminhado às entidades, a SBP também comunicou a criação do Grupo de Trabalho (GT) Educação é Saúde, idealizado com a missão de propor estratégias de interação entre o ensino e a saúde. Além de auxiliar os próprios pediatras, o grupo também trabalha para dar suporte ao poder público na elaboração de políticas voltadas ao aperfeiçoamento da realidade escolar brasileira.
“A criação desse Grupo buscou trazer mais visibilidade ao papel central da escola no desenvolvimento da população pediátrica, sobretudo como principal local de acesso às informações. Nossa missão é desenvolver conteúdo de interseção entre educação e saúde, pois aquilo que a criança aprende corretamente, ela leva para a sua vida adulta e também transmite aos seus pais e familiares. Esse percurso amplia o alcance das ações em prol de comportamentos saudáveis e da prevenção de doenças”, informou o coordenador do GT, dr. Marun David Cury.
Na última semana, a SBP recebeu o retorno positivo do Gabinete da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, informando que o pedido de apoio na divulgação dos documentos científicos foi redirecionado também à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
TEMAS DE INTERESSE – Além de documentos elaborados pelo GT Saúde é Educação, também foram enviados às autoridades e lideranças no campo da educação os documentos preparados pelos GTs de Saúde na Era Digital e de Oftalmologia Pediátrica e Departamento Científico de Saúde Escolar. Confira a seguir a lista de documentos enviados pela SBP:
● Uso de telas e a repercussão sobre a visão (maio/2023)
● Adolescentes, Jogos Eletrônicos e Gaming Disorder (maio/2023)
● Menos Jogos Perigosos, Mais Saúde (maio/2023)
● Escabiose (Sarna) (abril/2023)
● Síndrome Mão Pé Boca (abril/2023)
● Violência nas Escolas (abril/2023)
● Férias longas e volta às aulas (março/2023)
● Diagnóstico, orientação e proteção contra a violência (março/2023)
●Benefícios da tecnologia para todas as crianças e adolescentes (março/2023)
● Pediculose (Piolho) (fevereiro/2023)
● Convulsão e epilepsia (fevereiro/2023)
● Varicela (Catapora) (fevereiro/2023)
● Diarreia e vômito (janeiro/2023)
● Monkeypox: Orientações para prevenção e controle (novembro/2022)
Decreto 12.688/2025 – 21 de outubro – Logística Reversa de Embala...
19/11/2025 , 08:24
Recife se despede do 16º COBRAPEM após três dias de ciência, inte...
17/11/2025 , 13:09
PECAST SBP: "Como escolher o produto de cabelo para as crianças"
17/11/2025 , 10:52
SBP e ONG Prematuridade.com se unem para fortalecer cuidados aos ...
17/11/2025 , 09:58
Foi dada a largada para o último dia do 16º COBRAPEM!
15/11/2025 , 09:11
Em carta aberta, SBP defende presença de 4 mil pediatras no SUS p...
14/11/2025 , 17:05