SBP prestigia Margareth Dalcolmo por posse na Academia Nacional de Medicina

Referência nacional na medicina e uma das vozes mais importantes para a divulgação científica durante a pandemia, a dra. Margareth Dalcolmo tomou posse na cadeira 12, da Academia Nacional de Medicina (ANM), na vaga do pediatra Dr. Azor José de Lima. A pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) será a 5ª mulher na Academia e a 8ª na história da associação, que foi fundada em 1829. Para prestigiar a especialista e representar a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) nesse importante momento, esteve presente o dr. Sidnei Ferreira, diretor financeiro da entidade.

“Margareth reúne humanidade, inteligência, saber, elegância, perseverança, humildade, liderança, simpatia, alegria de viver e trabalhar, servindo ao próximo, ensinando a todos que tiveram a oportunidade da convivência, mesmo que por alguns minutos. Na pandemia, atuou incansavelmente com outros colegas em prol da informação à população, estudando, pesquisando e emitindo pareceres que endereçava às autoridades sanitárias do País, na sua coluna semanal no O Globo e nas entrevistas diárias a rádios e TVs, prevendo questões que infelizmente se concretizaram por falta de gestão nacional da Covid-19”, ressalta dr. Sidnei.

TRAJETÓRIA – Com mais de cem artigos publicados nacional e internacionalmente, dra. Margareth é presidente eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia (SBPT); e membro do Expert Group for Essential Medicines List, da Organização Mundial da Saúde (OMS); e do Regional Advisory Committee, do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.

Na Fiocruz, a especialista faz parte da Escola Nacional de Saúde Pública da instituição, onde leciona e atende casos graves de tuberculose. A dra. Dalcolmo é doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com experiência na condução e participação de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. Ela também é membro do Steering Committee, da Boston Medical School; e investigadora principal dos ensaios clínicos SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e Brace Trail para vacinas BCG para prevenção da Covid-19. 

Nos últimos anos, a médica recebeu os prêmios, como a Personalidade do Ano da Arquidiocese do Rio de Janeiro; Prêmio Doutora Nise da Silveira da Prefeitura do Rio de Janeiro; 20 Mulheres de Sucesso da revista Forbes; e Personalidade do Ano de O Globo.