“O uso de drogas lícitas e ilícitas” foi o assunto da última live promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O encontro online foi transmitido na quinta-feira (18), por meio do site oficial e das redes sociais da entidade, e contou com a participação do dr. João Paulo Becker Lotufo, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Drogas e Violência da SBP, e do convidado especial Gonzalo Vecina, professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com o especialista convidado, manter diálogo direto com os jovens sobre o conceito de “comportamento de risco” é um dos pilares da prevenção primária, prática ainda pouco difundida na rede de saúde pública e privada do Brasil. “Um profissional bem capacitado, que acompanhe o paciente ao longo do tempo, fornecendo orientações objetivas, faz toda a diferença no enfrentamento às drogas”, afirmou Gonzalo Vecina.
No mesmo sentido, conforme frisou o dr. Lotufo, faz parte das atribuições do pediatra conscientizar as novas gerações a respeito dos malefícios associados ao uso de álcool, maconha e outras substâncias. “Já existem inúmeras evidências científicas comprovando os efeitos deletérios causados pelas drogas lícitas e ilícitas. Os pediatras que desejarem mais informações sobre como abordar o tema, podem acessar o documento Intervenção breve na prevenção de álcool e outras drogas na consulta pediátrica”, disponibilizado pela SBP”, ressaltou.
Nova edição do JPed aborda a relação entre as mudanças climáticas...
02/05/2025 , 14:39DC de Imunologia Clínica da SBP publica série de vídeos sobre Err...
02/05/2025 , 14:37SBP divulga documento sobre mudanças climáticas e orientações par...
02/05/2025 , 14:25Dermaped 2025: Vai até 6 de junho prazo para envio de trabalhos c...
02/05/2025 , 14:16GT de Países de Língua Portuguesa promove segunda live sobre emer...
02/05/2025 , 13:57Diretor científico da SBP é homenageado pela Unifesp
30/04/2025 , 16:56