SBP promove workshop gratuito sobre imunizações voltado à residentes de Pediatria

Nos últimos anos, a queda das coberturas vacinais de todas as vacinas vem afetando negativamente a saúde das crianças e dos adolescentes. Em contrapartida a esse cenário preocupante, a temática das imunizações vem ganhando cada vez mais espaço. Considerando a importância dessa questão, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoverá no próximo dia 10 de dezembro um workshop interativo focado na atualização em imunizações, que tem como público-alvo principalmente os residentes de Pediatria, mas também voltado aos pediatras.

 CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO

O curso, coordenado pelo Departamento Científico de Imunizações da SBP em parceria com a Coordenação de Residência e Estágios em Pediatria da SBP, será gratuito e aberto a todos os interessados. Para participar não é necessária inscrição prévia. Caso queira certificado, no entanto, o aluno deverá inscrever-se e fazer login no dia do evento, através do site: www.wypednet.com.br. A transmissão, das 8h às 13h, ocorrerá na página do YouTube da SBP.

A importância do aprofundamento em questões relacionadas às imunizações é uma das principais motivações da promoção do curso, segundo o dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, membro da Coordenação de Residência e Estágios em Pediatria da SBP. “É fundamental que esses aspectos sejam discutidos durante os programas de Residência Médica em Pediatria. A imunização, assim como a puericultura, aspectos do crescimento, desenvolvimento, alimentação e prevenção da saúde mental, são temas que exigem a boa formação do pediatra”, destaca o médico.

PROGRAMAÇÃO - O presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, estará presente na mesa de abertura do curso. Além dele, participarão deste momento a dra. Ana Zöllner, 1ª secretária e coordenadora de Residência e Estágios em Pediatria da SBP; dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, membro da Coordenação de Residência e Estágios em Pediatria; e dr. Renato Kfouri, presidente do Departamento Científico de Imunizações da SBP.

Serão duas grandes mesas, com quatro moderadores em cada, nas quais serão discutidos aspectos práticos dos calendários vacinais propostos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) e pela SBP, destacando suas diferenças e complementações. Além disso, serão debatidas as coberturas vacinais; a hesitação vacinal; a vacinação do prematuro; os eventos adversos; as polêmicas envolvendo as vacinas de covid-19 na pediatria; dentre outras importantes questões.

Dr. Renato Kfouri frisa que compreender mais sobre as vacinas é requisito básico para a formação de qualquer médico. “Não é importante apenas para os pediatras, apesar destes ainda serem os protagonistas dessa pauta. Para a prática diária dos pediatras é fundamental que eles estejam bem informados sobre a vacinação das crianças, em geral, e das imunocomprometidas; dos adolescentes; dos prematuros; e das gestantes. E o conhecimento sobre esse tema vem avançando muito”, afirma.