SBP publica nota informativa de atualização sobre vacinas contra dengue


O Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileiro de Pediatria (SBP) divulgou nesta segunda-feira (20) a nota informativa “Vacinas contra dengue: atualização”. A publicação apresenta aos pediatras as recomendações mais recentes a respeito das imunizações disponíveis ou em fase de teste, além de fazer um retrospecto sobre a introdução da dengue no País.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A NOTA INFORMATIVA

A nota ressalta a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS), expressa em abril de 2018, para que indivíduos sem prévia infecção por dengue renunciem à vacinação, uma vez que a aplicação da imunização foi associada ao risco de aumento de doença grave e hospitalização nesses casos.

“No Brasil, como parte do processo de atualização da bula da vacina dengue, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou também que a vacina deve ser usada apenas em indivíduos com história anterior de infecção por dengue, direcionando sua utilização para este grupo quando está sob risco de uma nova infecção pela doença”, reforça o texto.

De acordo com a publicação da SBP, a recomendação tem como base o resultado de estudos de seguimento em longo prazo, que dividiram a população entre pacientes com infecção prévia e sem infecção prévia. A análise estimou que, no caso daqueles sem infecção anterior e com 9 anos de idade ou mais, foi observado um potencial aumento do risco, inclusive em tipos de dengue clinicamente mais graves, como a dengue hemorrágica.

A nota enfatiza ainda que a utilização de uma vacina segura e eficaz contra os quatro tipos existentes de dengue na saúde pública é altamente desejável, em especial para alcançar a meta da OMS de reduzir a morbidade da doença em pelo menos 25% e a mortalidade em 50% até 2020.