SBP publica nota sobre extensão temporária do uso da vacina Pneumocócica Conjugada 13-Valente (VPC13) nos CRIE

 O Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou uma nota de alerta sobre a extensão temporária do uso da vacina Pneumocócica Conjugada 13-Valente (VPC13) nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). A extensão vale para pessoas maiores de um ano de idade com diversas condições clínicas associadas a aumento do risco de desenvolvimento de formas graves de infecção pneumocócica.

CLIQUE AQUI E LEIA O DOCUMENTO NA ÍNTEGRA

Conforme explana o texto, o Programa Nacional de Imunizações orienta a busca ativa de pacientes pertencentes aos grupos de risco para que recebam a VPC13, temporariamente até 30 de agosto de 2021, nas mesmas indicações da vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente (VPP23).

“Esta medida tem por finalidade otimizar o uso das doses da vacina pneumocócica conjugada 13-valente disponíveis, cuja validade expira em fevereiro de 2022. Trata-se de uma excelente e necessária oportunidade de prevenção de doenças potencialmente graves em crianças e adolescentes de risco”, explica o documento.

As condições clínicas que possuem indicação para a vacinação são HIV/AIDS, pacientes com doença oncológica, transplantados de órgãos sólidos, transplantados de células-tronco hematopoiéticas (TMO), asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas, fístula liquórica e derivação ventrículo-peritoneal (DVP).

Também são indicadas em casos de implante de cóclea, imunodeficiências congênitas, nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica, pneumopatias crônicas, asma persistente moderada ou grave, fibrose cística, cardiopatias crônicas, hepatopatias crônicas, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, trissomias, diabetes mellitus, doenças de depósito e imunodeficiência devida à imunodepressão terapêutica.