SBP realiza I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Álcool e Outras Drogas

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promoveu, em formato virtual, o I Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Álcool e Outras Drogas da entidade. Sob o slogan “A prevenção é o caminho de escolha para o pediatra, a família e o jovem!”, a iniciativa teve como intuito suscitar o debate a respeito dos riscos inerentes ao uso de substâncias lícitas e ilícitas por parte da população pediátrica.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO ENCONTRO.

Realizado em 29 de agosto, o evento online contou com audiência substancial de pediatras, profissionais das áreas da saúde e do ensino e famílias interessadas no tema. A ação contou com o apoio da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). A abertura do encontro ficou a cargo da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, que ressaltou a qualidade dos palestrantes convidados para conduzir as apresentações científicas ao público.

“Esse primeiro encontro foi desenhado para reunir um grupo renomado de especialistas, todos unidos em torno do compromisso de prevenir que crianças e adolescentes sejam cooptados à utilização de álcool e outras drogas. Nesse sentido, o pediatra é um dos protagonistas, pois ele tem acesso privilegiado às famílias e pode intervir para promover mudanças de hábitos”, frisou.

A moderação das discussões ficou sob responsabilidade das dras. Auxiliadora Damiane Costa, da Sociedade Alagoana de Pediatria (Sapal), e Renata Vieira Amorim, da Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped).

Já as palestras abordaram os seguintes temas:

  • “Dispositivo eletrônico para fumar (DEF): a nova droga pediátrica” e “Atualização sobre os problemas pulmonares”, sob condução do dr. Alberto Araújo, representante da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT);
  • “A situação do consumo de álcool na pandemia de Covid-19 e como lidar com o problema”, ministrada pela dra. Carolina Costa, do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ);
  • “A preocupação das drogas na pós-pandemia: como estimular o pediatra, a escola e a família a fazerem prevenção?”, apresentada pelo dr. João Paulo Becker Lotufo, representante da SBP para assuntos sobre álcool e outras drogas.

“Diferentes levantamentos apontam que a utilização de drogas, como álcool, tabaco e maconha, tem início ainda na idade escolar. Desse modo, é imperativo que os pediatras e todos aqueles que atuam com crianças e adolescentes estabeleçam medidas para introduzir o debate sobre esse tema de maneira objetiva e esclarecedora. A abordagem precoce junto aos jovens, por meio da conscientização, é uma das ferramentas mais efetivas para evitar a dependência e todos os malefícios das drogas, substâncias capazes de destruir vidas”, pontuou o dr. João Paulo Lotufo.