As vacinas, ao longo do tempo, têm se mostrado a melhor intervenção em saúde pública para o controle, eliminação e erradicação de doenças infecciosas. Pensando na melhor forma de explicar o tema para o público infantil, especialmente em um momento em que a imunização contra a covid-19 é o tema da vez, pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançaram o e-book “Vacinas”. A obra, cuja leitura é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), traz textos e ilustrações informativas sobre os aspectos mais importantes das vacinas.
ACESSE A OBRA PELO PEDIATRIA PARA FAMÍLIAS
O material integra a série “Pequenos Cientistas – Mundo Invisível”, e busca elucidar questões que vão desde a relação com o sistema imunológico humano até o processo de desenvolvimento e testes. O foco da série é produzir conteúdo científico de forma simples, objetiva e acessível ao público infantil. A iniciativa é do programa de extensão universitária MT Ciência, vinculado ao campus da UFMT na cidade de Sinop e tem apoio da Fundação Uniselva, Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e EdUFMT (Editora da UFMT).
O livro foi desenvolvido por docentes com atuação na área de imunologia, responsáveis diretos pela compilação dos dados científicos, são eles: Gisele Facholi Bomfim; Roberta Martins Nogueira; Evaldo Martins Pires; e Janaína Rigotti Kubiszeski.
O programa desenvolveu mais de dez livros abordando conteúdos científicos de forma lúdica e objetiva, adaptando a linguagem para o público infantil, além de publicações acadêmicas e técnicas. E já está desenvolvendo um novo material, também sobre vacinas, agora destinado ao público adulto, que estará disponível em breve.
SBP promoverá série de Fóruns Regionais para fortalecer presença ...
15/08/2025 , 11:085º Simpósio Dermaped tem recorde de inscritos em Belo Horizonte (...
14/08/2025 , 10:35SBP alerta para erros em orientações de primeiros socorros em cas...
14/08/2025 , 10:44Substituição da dose de reforço da vacina meningocócica C pela va...
14/08/2025 , 08:23Pediatras defendem no Congresso ampliação da licença-paternidade ...
13/08/2025 , 16:34Concurso em Nutrição Parenteral e Enteral Pediátrica: inscrições ...
13/08/2025 , 14:15