SBP reforça posicionamento da Sopepi contra a retirada de leitos de UTI neonatal no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reforçou nesta quinta-feira (26) o posicionamento da Sociedade de Pediatria do Piauí (Sopepi) em relação à possibilidade de fechamento dos leitos de UTI neonatal Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, cidade localizada a mais de 300 km da capital, Teresina. A saúde pública de Parnaíba é considerada referência no atendimento de recém-nascidos prematuros e de alto risco na região norte do Piauí.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O POSICIONAMENTO DA SOPEPI NA ÍNTEGRA

A desativação da UTI neonatal do HEDA seria feita para adaptar sua estrutura à criação de leitos para possíveis casos adultos com infecção pelo novo coronavírus (COVID-19). No documento, a Sopepi elenca os motivos pelos quais esse fechamento traria um cenário problemático para a região.

Entre as questões levantadas estão a contribuição, de forma essencial, do hospital na diminuição da taxa de mortalidade infantil em todo o estado do Piauí; o fato da UTI do HEDA, com 10 leitos ativos para recém-nascidos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), fazer parte da política de descentralização de leitos no estado do Piauí, que vem garantindo atendimento de qualidade e resolutividade, diminuindo o fluxo de pacientes que se deslocam para a capital em busca de  tratamento; entre outras.

O texto reforça também que a COVID-19, por ser uma doença infectocontagiosa com elevado grau de contágio entre pessoas, implica na criação de novos leitos, temporários e isolados, para assistir somente pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Portanto, há uma contraindicação do aproveitamento de áreas hospitalares onde já existem pacientes de risco e com outras comorbidades. "Essa conduta somente serviria para aumentar o risco de contágio entre profissionais de saúde e transmissão profissional-paciente", diz o documento.

De acordo com a nota, o diretor do HEDA, após ouvir as recomendações da Sopepi e a natureza legal e necessária da UTI neonatal de Parnaíba como parte das medidas do QualiNEO, informou que a instituição não tem mais a intenção de cancelar ou fechá-la.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520