SBP renova Departamentos Científicos para a gestão 2019-2022

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nesta semana a listagem oficial de integrantes dos 32 Departamentos Científicos (DCs) da entidade para a gestão 2019-2022. Ao todo, o novo arranjo contou com a inclusão de 112 nomes para os cargos de presidente, secretário e membro de conselho científico, o que corresponde a uma renovação de aproximadamente 45% dos especialistas em relação à última composição.

ACESSE AQUI A LISTA COMPLETA DOS DEPARTAMENTOS CIENTÍFICOS

De acordo com o diretor dos Departamentos Científicos da SBP, dr. Dirceu Solé, as alterações têm como objetivo propiciar que cada vez mais pediatras, com experiência amplamente reconhecida e Certificado de Área de Atuação, contribuam para a aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos técnicos junto à entidade.

“Dando continuidade ao compromisso da atual diretoria-executiva de descentralizar as ações da SBP, incluímos nos DCs representantes de todas as cinco regiões do País, com profissionais de 21 estados, além do Distrito Federal. Nos próximos anos, o foco do trabalho será manter o alto rigor da produção científica e auxiliar os pediatras brasileiros a estar em dia com as descobertas e atualizações acadêmicas”, afirmou.

DOCUMENTOS CIENTÍFICOS – Entre 2016 e 2018, os 32 Departamentos Científicos da SBP foram responsáveis pela divulgação de mais de 130 publicações, entre consensos, diretrizes, manuais de orientação, guias práticos e notas técnicas. Os documentos já contam com mais de 300 mil acessos e estão disponíveis para acesso gratuito de todos os associados.

No mesmo período, como parte integrante das atividades dos DCs, também foram concedidos mais de 1.500 atendimentos a veículos de imprensa, com inserções em programas de televisão, rádio, jornais, revistas e portais da internet. Além disso, os DCs têm sido responsáveis por elaborar e supervisionar o conteúdo de diferentes iniciativas de educação à distância da SBP, como os cursos realizados em parceria com o Sistema de Educação Continuada à Distância (Secad), a editora Manole, entre outros.

PROTAGONISTAS – Conforme ressalta a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, a atuação dos Departamentos Científicos constitui uma das bases mais representativas da entidade, pois são justamente os comitês que protagonizam as ações em prol da qualificação da prática médica.

“O valoroso resultado apresentado pela SBP nos últimos anos está diretamente relacionado a cada um dos integrantes dos nossos Departamentos Científicos, que com dedicação e empenho têm atuado pela especialidade. Seja na curadoria ou supervisão técnica de documentos, cursos e eventos, nosso desejo é que os novos membros possam acrescentar ainda mais ao trabalho e assim impactar na qualidade da assistência as crianças e adolescentes brasileiros”, enfatizou.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520