SBP se une a outras entidades e lança manifesto em defesa do controle da poluição no ar

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se uniu nesta semana a outras entidades médicas, em uma iniciativa inédita, para lançar um manifesto conjunto em defesa da manutenção do atual cronograma do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). O documento foi lançado na terça-feira (15), durante o webinário “Poluição veicular e os impactos à saúde pública”, encontro virtual que contou com a participação do dr. Carlos Augusto Mello, presidente do Departamento de Toxicologia e Saúde Ambiental da SBP.

LEIA AQUI A ÍNTEGRA DO MANIFESTO

O manifesto é uma das iniciativas da campanha Inimigo Invisível, liderada pela Coalizão Respirar, rede de mais de 30 organizações da sociedade civil que trabalham pela qualidade do ar no Brasil. A iniciativa reúne médicos de diversas especialidades em reação ao pedido público da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para adiar os prazos para que as montadoras passem a fabricar veículos menos poluentes. A justificativa do pedido é que o setor teria sido afetado pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo o dr. Carlos Augusto, além das consequências ao aparelho respiratório, a poluição do ar também pode impactar, por exemplo, o desenvolvimento cerebral, o metabolismo e influenciar até mesmo o crescimento das crianças, como apontam diversos estudos na área. “Nós nos colocamos à disposição de todas as entidades para que possamos auxiliar nessa luta, que é de toda a sociedade. Não podemos nos omitir neste momento”, afirmou.

Para o especialista, a poluição ambiental pode causar consequências em uma fase importantíssima da vida, de crescimento e desenvolvimento, desde a vida intrauterina até cerca de 20 anos, quando se encerra o desenvolvimento neurológico. “Obviamente, há uma ênfase nos aparelhos respiratórios, quando falamos em poluição aérea. Porém, estudos recentes mostram como a poluição ambiental afeta o desenvolvimento cerebral, podendo produzir distúrbios bioquímicos e funcionais. Alguns deles relacionados, inclusive, ao espectro do autismo”, afirma.

O manifesto público será entregue aos representantes das áreas afins do Governo Federal, aos membros do Conama, da indústria automobilística e seus fornecedores. A íntegra do documento e outras informações podem ser acessadas ainda no site da campanha Inimigo Invisível.