Síndrome de Prune Belly: novo podcast da revista Residência Pediátrica explica o que é e como identificar essa doença rara

A sessão de podcast revista Residência Pediátrica (RP) apresenta nesta quinta-feira (4) a dra. Natália Dutra, que traz aos especialistas uma exposição sobre a Síndrome de Prune Belly. A doença foi tema do artigo científico publicado na seção “Relato de Casos” da primeira edição deste ano na revista Residência Pediátrica. A publicação rendeu à autora o Certificado de Melhor Artigo Científico da Região Sudeste.

“Esta Síndrome se trata de uma doença congênita rara, caracterizada por uma tríade de anormalidades, como deficiência ou ausência de musculatura da parede abdominal, criptorquidismo bilateral e malformação do trato urinário”, explica a médica.

OUÇA AQUI A ÍNTEGRA DO PODCAST.

Dra. Natália conta que fez um relato de um paciente recém-nascido do sexo masculino, nascido de parto normal, a termo, e que ao fazer o exame clínico desse paciente observou criptorquidismo bilateral, redução do tônus da musculatura da parede abdominal e aparência enrugada da pele abdominal, apresentando aspecto de “ameixa seca”, que dá o nome à Síndrome. “O objetivo deste relato foi divulgar a Síndrome, já que é rara, para que o diagnóstico possa ser feito precocemente (preferencialmente intra-útero) e o tratamento, principalmente das anormalidades do sistema urinário, não seja retardado”, observa.

PRÓXIMOS PROGRAMAS – Na próxima semana, a dra. Ana Lúcia Ferreira, do Departamento Científico de Segurança da SBP, falará sobre a prevenção da violência contra crianças e adolescentes. Novos programas estão sendo produzidos e abordarão os temas sífilis, bullying, dificuldades de aprendizagem, entre outros.

VEJA ABAIXO OS TRÊS ÚLTIMOS PODCASTS DIVULGADOS:

Babá, escolinha ou creche?

Suicídio em crianças e adolescentes

Desmamehttps://soundcloud.com/residenciapediatrica/dr-roberto-issler-fala-sobre-desmame