Situações comuns na infância e na adolescência serão tema da Jornada "Criança à Flor da Pele"


"Lesões vasculares na infância e temas comuns da interface entre a cirurgia plástica e a cirurgia pediátrica na pediatria". Este será um dos temas centrais da Jornada Integrada "Criança à Flor da Pele", que será realizada dias 13 e 14 de setembro, na Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). O evento multidisciplinar terá a participação de pediatras, cirurgiões plásticos, cirurgiões vasculares, cirurgiões pediátricos, dermatologistas pediátricos, hemato-oncologistas e radiologistas. Todos apresentarão suas experiências, com o objetivo de melhorar o atendimento na infância e na adolescência.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

A Dra. Kerstin Taniguchi Abagge, presidente da SPP e do "Criança à Flor da Pele", diz que muitas vezes crianças apresentam cicatrizes, pois se machucam muito, queimaduras, alterações congênitas que necessitam de intervenções de outras especialidades. Algumas dessas condições, segundo a presidente da  SPP, incluem a orelha de abano, o lábio leporino, a fimose, ferimentos e queimaduras, além de procedimentos estéticos como as cicatrizes de acne e o tratamento de estrias. Assim, uma abordagem multidisciplinar é muito importante e a conversa entre as diferentes equipes, essencial, complementa.

Saber o melhor momento para indicar um procedimento cirúrgico, qual a melhor opção terapêutica e saber comunicar essas situações à família é muito importante, no entender da médica. Tumores e malformações vasculares são comuns em pediatria e saber diferenciá-los é primordial para escolher o tratamento mais adequado e iniciá-lo precocemente. Muitas crianças acabam não sendo tratadas, pela falta de um diagnóstico correto, feito precocemente.

Pelos motivos expostos acima, a Dra. Kerstin considera eventos científicos que envolvem diversas especialidades de extremamente importância para disseminar o conhecimento e, principalmente, uniformizar as condutas. O "Criança à Flor da Pele", edição de 2019, terá como parceiros a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Regional Paraná), a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (Regional Paraná) e a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da SPP


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520