Sobape celebra Dia do Pediatra com lançamento de livro e vídeo

Neste ano, o Dia do Pediatra (27 de julho) foi celebrado de uma forma diferente pela Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) por conta da pandemia da Covid-19. Na segunda-feira (27), a filiada baiana lançou no canal do Youtube e nas redes sociais uma homenagem em vídeo, com depoimentos dos pediatras sobre a relevância da carreira. Também foi realizado por meio das redes sociais e do site da Sobape o pré-lançamento do livro “Infecções Congênitas Perinatais”.

Organizada pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dra. Lícia Moreira, a publicação foi promovida pela Sobape, editada pela Edufba e tem prefácio da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva. A obra está à disposição para venda na sede da filiada, a partir desta semana.

Direcionada para pediatras, obstetras e equipes de saúde perinatal, o livro reúne 21 capítulos compartilhados por 31 autores, incluindo a própria professora Lícia Moreira. Além dos médicos, há a participação de cinco profissionais das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional.

A pediatra Lícia Moreira explica que as infecções congênitas e perinatais que acometem a gestante, o feto e o recém-nascido vêm sendo descritas há muitas décadas, mas só a partir da segunda metade do século XX começaram a ser estudadas com mais aprofundamento, diagnosticadas e tratadas.

“São afecções de importante morbimortalidade infantil, com enorme impacto médico social e econômico na saúde de uma população. Desse modo, este livro foi escrito com total empenho para contribuir no atendimento de pediatras, obstetras e toda equipe de saúde perinatal. O intuito é ampliar conhecimentos e nortear a abordagem diagnóstica e terapêutica, assim como as ações preventivas”, explica a dra. Lícia Moreira, agradecendo o grande estímulo e apoio da Sobape na realização do trabalho.

VÍDEO - Questões sobre a carreira, a escolha da profissão, aspectos que mais gratificam o dia a dia e maiores desafios. Essas foram algumas das questões respondidas por pediatras baianos para o vídeo, lançado no canal da Sobape no Youtube em função do Dia do Pediatra.

Dessa vez, invertendo os papéis desempenhados nas consultas, as perguntas foram feitas pelos pequenos pacientes, com toda espontaneidade característica da turminha. Além disso, no vídeo, os veteranos profissionais mandaram uma mensagem para os jovens pediatras.

“O atual momento ainda exige recolhimento e distanciamento social, mas celebramos essa data reafirmando nosso compromisso com a valorização profissional e a defesa de uma assistência à saúde de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, concluiu a presidente da Sobape, a dra. Dolores Fernandez.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Sobape.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520