Todos os anos as ruas de Salvador são tomadas por milhões de pessoas durante um dos carnavais mais tradicionais do Brasil. Este ano, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) listou alguns cuidados que os pais e cuidadores de crianças e adolescentes deveriam tomar ao levar os pequenos foliões para os circuitos de carnaval. As orientações abordaram os riscos no consumo de bebidas alcoólicas, a transmissão de doenças respiratórias, a segurança e a alimentação. A iniciativa contou com participação de dezenas de pediatras que gravaram vídeos de alerta para a população.
“Foi uma forma de ajudar os cuidadores e pais a cuidarem melhor das crianças. Muitas vezes nos consultórios o pediatra está muito focado na doença em si e não sobra tempo para esse cuidado complementar. Foi importante usar as mídias sociais para o alerta”, explicou a presidente da Sobape, dra. Dolores Fernandez.
Segundo a pediatra, uma prática mais comum do que se imagina é a experimentação de bebida alcoólica por bebês e crianças. Os pais molham os próprios dedos ou a chupeta e levam à boca das crianças. Este estímulo é extremamente prejudicial à saúde dos pequenos.
Outra prática muito prejudicial à saúde é o consumo de bebidas alcoólicas por gestantes. A ingestão de álcool durante a gravidez pode causar a síndrome alcoólica fetal que tem como uma das características mais comuns a deformidade do feto. Para a Dra. Dolores, é urgente a mobilização da sociedade, principalmente da mídia, na conscientização de que não deve ser permitida a propaganda de bebidas alcoólicas e suas mensagens ilusórias de felicidade instantânea.
A campanha da Sobape nas redes sociais funcionou. Cada um dos vídeos postados teve milhares de visualizações e os jornais locais da Bahia divulgaram a iniciativa. A ideia a partir de agora é fazer campanha semelhante todos os anos. A do próximo ano deve focar também no trabalho infantil. É muito comum encontrar crianças catando latinhas e até mesmo ajudando adultos a venderem bebidas alcoólicas em grandes eventos.
Iniciativas como a da Sobape vão ao encontro da política de prevenção e cuidados com a saúde da criança e dos adolescentes defendida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que divulgou, no início de fevereiro, um guia com uma série de recomendações a gestores, médicos, pais e educadores para a prevenção ao consumo de álcool e alertando sobre os distúrbios causados por ele entre os mais jovens.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53