Com o auditório lotado, foi iniciado na noite dessa segunda-feira (13) o Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental no Lactente, promovido pelo Departamento Científico da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). A aula inaugural foi ministrada pela psicóloga e psicanalista Cláudia Mascarenhas, que começou a abordagem falando sobre as transformações psíquicas que envolvem o casal desde a descoberta da gravidez.
A presidente da Sobape, a pediatra Dolores Fernandez, deu as boas-vindas e chamou a atenção para a importância de se falar sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e comportamental de bebês e crianças, sobretudo na era do zika vírus. “Esse curso busca instrumentalizar os profissionais para que eles entendam bem essas transformações e possam dar um atendimento cada vez melhor às crianças e às famílias”, destacou.
Idealizadora do curso, a pediatra Helita Azevedo, presidente da Comissão Científica da Sobape, falou sobre a satisfação de ter o auditório lotado e disse que já há uma lista de espera para o próximo curso. “Estamos muito satisfeitos em poder reunir aqui os professores e profissionais como pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos para ampliar as discussões e aprofundar conhecimentos”, disse, destacando o aspecto inovador do curso na Sobape.
Papel do pediatra – A psicóloga e psicanalista Cláudia Mascarenhas reforçou o caráter interdisciplinar da atividade e o papel do pediatra na identificação de patologias relacionadas ao desenvolvimento neuro-psicocomportamental. “Quanto mais cedo essas patologias são descobertas, mais se obtém resultados positivos nas intervenções e o pediatra tem um papel fundamental no processo”, diz.
Para Cláudia Mascarenhas, é fundamental que o pediatra, que está na linha de frente do atendimento, tenha conhecimento de aspectos da vida do bebê e da família desde a gravidez. “A gestação é o tempo de se criar um lugar psíquico do bebê na cabeça dos pais”, explicou.
Ela falou ainda sobre as particularidades dos três trimestres da gravidez e chamou a atenção para a necessidade de o pediatra ampliar seus conhecimentos para reconhecer sinais de risco para o desenvolvimento. “É importante reforçar as habilidade do pediatra para que ele consiga fazer um melhor encaminhamento, com melhores resultados”.
Sobre o curso – O Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental no Lactente tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para acompanhar o lactente (criança de 28 dias até 24 meses) através de avaliação criteriosa nos dois primeiros anos de vida, identificando aspectos patológicos na esfera neuro-psicocomportamental.
Com duração de seis meses e aulas a cada 15 dias, está sendo realizado sempre das 19h às 21h30 no auditório da Sobape, na Avenida Magalhães Neto, na Pituba. Além da psicanalista e psicóloga Cláudia Mascarenhas, terá como instrutoras a neuropediatra Adriana Matos, a terapeuta ocupacional Ana Marta Pontes e a neuropediatra e fonoaudióloga Emanuelle Vasconcelos.
Entre outros temas fazem parte da programação discussões sobre Qual o lugar do pai e da paternidade, Achados neurocomportamentais normais e patológicos (0 a 3 meses), Sinais positivos do desenvolvimento x Dificuldades mãe-bebê, Sinais de alerta e Desordens na marcha e equilíbrio e na fala.
Nova lei sobre proteção digital reforça recomendações da SBP para...
17/09/2025 , 10:53Febre de Oropouche em criança e o risco de transmissão vertical
18/09/2025 , 08:06Excesso de plástico é risco urgente à saúde das crianças, alertam...
17/09/2025 , 10:59Especialistas da SBP dão dicas de como lidar com a “crise dos doi...
17/09/2025 , 10:50Abordagem das infecções graves por bactérias Gram-negativas em cr...
16/09/2025 , 07:48PED CAST | "Sedentarismo na adolescência afeta a saúde física e m...
15/09/2025 , 14:16