A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) orienta que pais e responsáveis redobrem a atenção com crianças e adolescentes no período de festejos juninos para garantir a diversão e evitar acidentes, sobretudo na manipulação de fogos de artifício. Os cuidados valem para a prevenção de lesões com fogueiras, inalação de fumaça, complicação com alimentos em grãos em bebês e o consumo de bebida alcoólica.
“A criança nunca deve brincar com esses artigos sem o olhar cuidadoso de um adulto responsável. Além da iminência de queimaduras, há também o risco de amputações, perda da visão e lesões auditivas”, alerta a vice-presidente da Sobape, pediatra Ana Paz.
O Ministério da Saúde contabilizou que nos últimos dez anos (entre 2007 e 2017) o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu mais de sete mil ocorrências de acidentes provocados por queima de fogos de artifício, sendo 5.620 internações e 1.612 atendimentos ambulatoriais. No mesmo período, a pasta registrou 96 mortes em todo o Brasil.
Mesmo com menor risco de queimaduras, os “traques de massa” e as “cobrinhas”, por exemplo, devem ser usados também sob vigilância de um adulto, uma vez que podem provocar alergias respiratórias, adverte Ana Paz. Isso porque a pólvora dos explosivos pode ficar impregnada nos dedos, que acabam indo à boca, nariz, olhos, ouvidos e outras partes do corpo.
Em caso de acidente com queimaduras, a recomendação é lavar apenas com água limpa corrente e não usar nenhum tipo de substância sobre a lesão, como manteiga, creme dental, clara de ovo e pomadas. Em seguida procurar a unidade de saúde mais próxima.
GRÃOS - É importante que os pais observem o consumo de alimentos tradicionais como milho e amendoim, que podem causar sufocamento por aspiração em crianças menores, especialmente daquelas estão engatinhando e podem pegar os grãos do chão ou de mesas mais baixas sem serem percebidos.
ASSISTÊNCIA EM SALVADOR - As secretarias de Saúde de Salvador e da Bahia montarão uma estrutura especial, de 22 a 24 de julho, nos dois principais pontos de festa junina de Salvador – no Pelourinho e em Paripe - para atender ocorrências relacionadas ao São João. As unidades contarão com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.
A prefeitura de Salvador informou ainda que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da rede municipal servirão ainda como retaguarda durante as comemorações para atender as ocorrências provenientes das festas. Todos os postos de urgência e emergência seguirão em funcionamento de forma ininterrupta durante os festejos juninos.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Sobape*
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53