Nos próximos dias começará em Salvador o Curso de Desenvolvimento Neuro-psicocomportamental no Lactente promovido pelo Departamento Científico da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape). Voltado para pediatras, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, o curso tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para acompanhar o lactente (criança de 28 dias até 24 meses) por meio de avaliação criteriosa nos dois primeiros anos de vida, identificando aspectos patológicos na esfera neuro-psicocomportamental.
Entre os temas do curso estão “A Gestação em três trimestres”, “Qual o lugar do pai e da paternidade”, “Competências do bebê intra-útero x Atenção às alterações intra-útero”, “Achados neurocomportamentais normais e patológicos (0 a 3 meses)”, “Sinais positivos do desenvolvimento x Dificuldades mãe-bebê”, entre outros.
As 60 vagas disponíveis no curso se esgotaram em menos de uma semana e o grande interesse pelo curso está levando a Sobape a avaliar a abertura de uma nova turma. A coordenadora científica da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), a pediatra dra. Helita Azevedo, credita a grande procura pela importância que o tema tem para quem atua na assistência ao lactente.
Segundo a dra. Helita, uma próxima edição o curso abordará cuidados com a criança até idade pré-escolar. “Vai funcionar como uma pós-graduação. As aulas serão a cada 15 dias durante seis meses”, explica. A imagem escolhida (veja no topo da página) para representar o curso é de dois pés de um bebê aprendendo a andar, justamente para representar a evolução saudável da criança e a conquista da independência, foco do debate que será realizado pelo curso.
Está no ar a nova edição do Jornal de Pediatria: volume 101, núme...
19/12/2025 , 10:56
Especialistas do GT de Países de Língua Portuguesa abordam questõ...
19/12/2025 , 10:18
RP Convida recebe o dr. Daniel Becker
19/12/2025 , 10:17
SBP lança curso gratuito para associados sobre fibrose cística
19/12/2025 , 10:03
Desafios Atuais para a Vacinação no Brasil: uma análise crítica e...
18/12/2025 , 08:19
PRN-SBP realiza capacitação inédita para parteiras tradicionais x...
18/12/2025 , 08:00