Para garantir a diversão com segurança neste São João, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) reforça o alerta aos pais e responsáveis para manterem a vigilância sobre crianças e adolescentes, especialmente na manipulação de fogos de artifício.
“Não deixe seu filho manusear fogos de artifício sem a supervisão restrita, mesmo que já tenha feito isto outras vezes sem problemas”, aconselha a pediatra Kátia Baptista Falcão. Apesar de aparência inofensiva, os “traques de massa” e “cobrinhas” também merecem observação rigorosa porque podem causar alergias respiratórias, como alerta a pediatra.
“Esses fogos têm pólvora que podem se acumular nos dedos, vão aos olhos e narinas e podem causar queimaduras caso entrem em contato com o fogo. Uma ‘cobrinha’ pode fazer um estrago muito grande caso suba para o rosto ou entre pela perna da calça”, adverte.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em 2016 foram registradas 108 internações nas unidades hospitalares do estado decorrentes de acidentes com a queima de fogos de artifício.
Em janeiro e fevereiro deste ano foram 18 casos. Em caso de acidente com queimaduras, a recomendação é lavar apenas com água limpa corrente. “Se for uma queimadura grave, lave com água, cubra com gaze molhada com água fria e leve para a emergência mais próxima”, orienta Kátia Baptista.
A Prefeitura de Salvador anunciou que este ano fará atendimento a vítimas de queimaduras no período junino nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, realizam esse serviço as UPAs de Valéria, Adroaldo Albergaria (Periperi), Pirajá, San Martin, Vale dos Barris, Brotas, Hélio Machado (Itapuã), Paripe e São Cristóvão, além dos Pronto Atendimentos (PAs) São Marcos, Alfredo Bureau (Marback), Edson Teixeira (Arenoso), Maria Conceição Santiago Imbassahy (Pau Miúdo) e Rodrigo Argolo (Tancredo Neves).
ALIMENTOS – Outra questão que os pais não devem ignorar é o consumo de alimentos em grãos, como milho e amendoim, que podem levar a sufocamento por aspiração nos bebês menores, principalmente naqueles que já estão engatinhando e podem pegar do chão ou de mesas mais baixas sem serem percebidos, destaca a pediatra Kátia Baptista.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53