A vigilância dos pais ou responsáveis é a principal maneira de evitar acidentes domésticos com crianças que passam a maior tempo em casa por causa das férias escolares. A afirmação é da pediatra Márcia Barreto, presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), que lista cuidados fundamentais na rotina da família.
Para garantir circulação segura dentro de casa, é prudente colocar proteção em móveis com pontas finas e evitar acessórios pontiagudos. Janelas e varandas devem ter telas de proteção, assim como interruptores e tomadas elétricas precisam ser cobertos com tampas apropriadas.
A pediatra também sinaliza sobre uso de toalhas de mesa, uma vez que a criança pode puxá-las e atrair para si recipientes que contenham líquidos quentes. "Também não se deve manusear nada quente com a criança no colo", acrescenta Márcia Barreto.
Segundo ela, restringir o acesso dos pequenos a áreas como cozinha e banheiro ajuda a reduzir em 30% as chances de acidente. "A gente fica achando que os afogamentos só ocorrem no rio, mar ou piscina, mas também podem acontecer em banheiras, baldes e bacias", adverte.
Outro cuidado é com materiais de limpeza e medicamentos, que precisam ficar guardados em lugares altos ou trancados em armários.
"Em nenhuma hipótese a criança deve ficar sozinha ou sendo cuidada por outra criança mais velha", salienta a especialista, ao lembrar do risco de acidentes endoscópicos, quando há ingestão de objetos pequenos pela boca ou quando a criança leva peças pequenas como moedas, botões e grãos ao ouvido e nariz.
Em casas com piscina, a orientação é cercar a área e instalar um portão de 1,2 metro ou cobrir a cavidade com uma lona rígida que possa suportar o peso de um adulto em pé. Portões nas extremidades de escadas também ajudam a prevenir quedas.
(*Com informações da Assessoria de Imprensa da Sobape)
Episódio final do RP Convida recebe o dr. Clemax Couto Sant’Anna
13/01/2026 , 10:54
PEDCAST SBP: "Férias escolares"
12/01/2026 , 13:04
PRN-SBP finaliza série de capacitações em Rondônia
09/01/2026 , 10:31
Exame para Área de Atuação em Medicina Paliativa: inscrições aber...
08/01/2026 , 15:46
Estão abertas até 30 de janeiro as inscrições para o Exame de Reu...
06/01/2026 , 15:35
TAMIS: aplicativo brasileiro auxilia na identificação precoce de ...
30/12/2025 , 09:34