Com ênfase na atualização dos pediatras da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) em métodos para diagnóstico e tratamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a filiada promoveu o 1º Encontro Científico Social & Cultural, na sede da entidade, em Fortaleza, na última sexta-feira (11). A iniciativa ocorreu como parte das comemorações pelo Dia das Mães, reunindo cerca de 100 especialistas, que debateram os riscos relacionados à SRAG, em especial com a aproximação do inverno.
De acordo com a presidente da Socep, dra. Anamaria Cavalcante, a promoção de cursos e eventos tem como objetivo qualificar o associado e é uma das principais metas da atual diretoria da filiada. “Nossa intenção é promover a cada mês uma ação destinada tanto ao conhecimento técnico quanto ao aprimoramento humanístico, incluindo sessões de filmes, exposições literárias e musicais na grade dos eventos”, explicou a médica.
PROGRAMAÇÃO – Na ocasião, dando início às discussões, o coordenador do núcleo de vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dr. Antônio Lima, apresentou um retrato da atual prevalência da patologia na região. Foram demonstrados diferentes fatores de difusão e propagação da doença, seu modo de distribuição e meios necessários para prevenção.
Na sequência, sob coordenação do dr. Robério Dias Leite, membro do Departamento Científico de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), foi abordado o manejo clínico da criança com Influenza, a partir da análise de três casos clínicos com complexidade avançada. As dras. Daniela Marasini, Gabriela Almeida, Fernanda Honório, Raquel Alencar, Sabrina Oliveira e Lorena Lima ficaram responsáveis pela condução das palestras.
Logo após as atividades científicas, os pediatras participaram de uma confraternização em homenagem às mães pediatras, onde foram sorteados vale-ingressos para o Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica (CBMIP), que será realizado em agosto, em Fortaleza, e para o Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica(Infecoped), programado para acontecer em novembro, na Bahia.
EMISSÃO DE CERTIFICADOS – Durante o evento, também foi anunciado um novo sistema para emissão de certificados de participação. As horas-aula contabilizadas pelos especialistas que realizarem os próximos cursos da Socep poderão ser acumuladas e utilizadas para impressão de declarações com carga horária total de 20 horas, quantidade correspondente ao mínimo de 10 créditos anuais exigidos pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA) para programas de educação à distância (on-line ou impressos).
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53