Socep realiza curso de especialização em Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância, em Fortaleza (CE)

A Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), em parceria com o Centro Universitário Christus (Unichristus) e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, está realizando o 1º Curso de Especialização em Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância, visando aprimorar competências para os pediatras na atenção integral à saúde da criança, com base nas evidências da neurociência.

“A Primeira Infância compreende o período da vida que inclui a gestação, o nascimento e os primeiros seis anos de vida, essenciais na formação do ser humano, na construção da subjetividade e das interações sociais e afetivas. Os primeiros mil dias de vida são a janela de oportunidade para uma criança e que pode ter um impacto duradouro sobre o seu crescimento e desenvolvimento, desde a vida a intrauterina”, explica a presidente da Socep, dra. Anamaria Cavalcante e Silva.

Segundo ela, a puericultura do século XXI exige dos pediatras um conjunto de competências para assistência integral à saúde da criança, que vai desde a prevenção e educação em saúde, passando por vínculos profissionais como a relação médico-criança-família. “Após o término dessa especialização, os participantes estarão mais habilitados para o enfrentamento desses desafios”, complementa dra. Anamaria Cavalcante.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – O curso, com duração de 360 horas-aula, é coordenado pelas dras. Jocileide Sales Campos e profª Maria Áurea Maria Caminha da Frota Albuquerque. Entre as abordagens do curso estão a capacidade de compreender a fundamentação teórica e os domínios do desenvolvimento na Primeira Infância; avaliar o desenvolvimento infantil utilizando os instrumentos de triagem e vigilância; e utilizar estratégias de estimulação e promoção do desenvolvimento infantil.

Os alunos também poderão compreender o desenvolvimento e aprendizado da criança na fase escolar, e o papel da escola e seus efeitos na criança; abordar as crianças com adversidades precoces na infância; estresse tóxico; TDAH; TEA; além de conhecer as teorias do apego e sensibilidade parental.

MÓDULOS – As aulas são divididas em três etapas: exposições dialogadas na sede da Socep e na Unichristus, com carga horária de 144 horas-aula, às sextas-feiras e sábados; aulas práticas nos Núcleos de Desenvolvimento Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e no Instituto da Primeira Infância (IPREDE), com 144 horas-aulas às sextas-feiras e sábados três vezes por mês; e ainda por meio do Ensino a Distância (EAD), com carga-horária de 72 horas-aulas.

“Temos 55 alunos, dos quais 15% são outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Estamos com uma grande demanda de pessoas pré-inscritas para a segunda turma, prevista para iniciar as aulas ainda este ano”, explica dra. Anamaria Cavalcante.

INSCRIÇÕES – A Socep está recebendo pré-inscrições para a nova turma, cujo início está previsto para novembro deste ano. Os interessados deverão entrar em contato com a filiada pelo e-mail socep@outlook.com ou pelos telefones (85) 3261-5849/3264-4682 ou com a Unichristus pelo telefone (85) 3457-5300.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 

SBP-RS • Av. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520