SOCEP realiza curso do Programa de Reanimação Pediátrica, em Fortaleza

A Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) realizou nos dias 11 e 12 de janeiro, em Fortaleza, mais uma edição do curso do Programa de Reanimação Pediátrica (PALS), desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A iniciativa teve como objetivo qualificar médicos, enfermeiros e residentes no reconhecimento de situações de risco, causadas por traumas ou situações agudas, e nas técnicas de ressuscitação cardiorrespiratória da criança e do adolescente.

De acordo com a dra. Maria Francielze Lavor, presidente da SOCEP, o curso é extremamente relevante, principalmente por sistematizar as condutas médicas para uma assistência adequada à pacientes graves. “O pediatra bem treinado e com condições adequadas de trabalho terá, consequentemente, melhores possibilidade para atender a criança durante uma intercorrência ou agravo”, explica.

No total, 27 profissionais da saúde participaram ativamente dos dois dias de atividades teóricas e práticas, que ocorreram na sede da filiada. Na ocasião, os especialistas foram expostos a demonstrações e situações desafiadoras, que simulam a realidade da vida profissional, tal como ocorre no pronto-atendimento, no pronto-socorro ou no hospital. O curso possui chancela da American Heart Association. No Ceará, a SOCEP é a única entidade autorizada a treinar a partir desse modelo.

Desde 1998, o PALS integra o quadro de ações da SBP que visam fortalecer a educação dos pediatras brasileiros e ampliar a qualidade dos serviços ofertados à população pediátrica.  Após quase 20 anos desde a sua criação, o programa possui 19 polos de treinamento espalhados pelo País, proporcionando capacitação em ressuscitação de crianças e adolescentes, tendo treinado mais de 10 mil pediatras.