Em alusão ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes –, a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) promoveu nesta data, no auditório do Conselho Regional da de Medicina (Cremam), a 1ª Jornada Amazonense Contra a Violência Sexual Infantil. Destinado a pediatras e demais profissionais de saúde, o evento tem a função de ampliar o conhecimento dos especialistas em relação ao atendimento e detecção de pacientes em situação de vulnerabilidade.
Todas as atividades da Jornada foram conduzidas em parceria com os órgãos públicos que compõem a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, entre eles, Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Civil do Amazonas e Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) da Prefeitura.
Segundo a presidente da Saped, dra. Elena Amaral, saber reconhecer os indicadores físicos e comportamentais observados nas vítimas é parte fundamental da assistência. “Na maioria das vezes, o pediatra possui um contato regular com seu paciente e familiares, o que permite a averiguação de indícios. Além disso, saber realizar a abordagem adequada e o encaminhamento dos casos é de extrema relevância”, enfatizou.
A programação do evento contou com palestra da dra. Zélia Campos abordando o tema “Atendimento Clínico às Vítimas de Abuso Sexual em Manaus”, em especial falando sobre os medicamentos usados para profilaxia. Na sequência, a humanização do trabalho realizado pelo Conselho Tutelar foi debatida por Leidinalva Martins, representante da entidade.
Outros assuntos em pauta foram: “O papel da delegacia especializada”, conduzido pela dra. Joyce Viana; “Proteção ao denunciante”, ministrado pelo promotor de justiça George Pestana; e “Abordagem Interfamiliar”, apresentado por psicólogos da SAVVIS.
A coordenadora do evento, dra. Jackeline Galdino, ressaltou a importância da realização periódica de eventos sobre o assunto. “É importante saber que os abusadores se valem da desinformação. Trazer conhecimento aos profissionais e à sociedade ajuda a diminuir os índices desses crimes e proteger as nossas crianças”, explica.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53