Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do trabalho local e descentralizar suas ações, a Sociedade Cearense de Pediatria (SOCEP) anunciou a criação da Regional do Cariri, que será coordenada pela dra. Graça Nascimento. A formalização da nova seccional fez parte de uma série de atividades realizadas pela filiada no último fim de semana, em Juazeiro do Norte (CE). A iniciativa contou com a participação e apoio da presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva.
“A criação da regional é uma iniciativa da nossa gestão para valorizar e integrar os pediatras que atuam nas cidades do centro-sul do Ceará, como Juazeiro, Crato, Barbalha, entre outras. Devido a sua proximidade com os estados de Pernambuco e da Paraíba, nossa intenção é fomentar a realização de novos curso e eventos na região, como o 1º Congresso Nordestino de Pediatria, que já está em fase de elaboração”, explicou a dra. Maria Francielze Lavor, presidente da SOCEP.
AGENDA PELA REGIÃO – A convite da prefeitura da cidade, na sexta (27) a presidente da SBP visitou a Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa, considerada uma referência de ensino integral no estado. “Pediatria e educação são dois assuntos diretamente relacionados. Hoje, o papel do pediatra não se restringe ao âmbito biológico, mas contempla também todo o contexto social e cultural no qual nossos pacientes estão inseridos. Sem dúvidas, o futuro das crianças e dos adolescentes depende da formação oferecida por escolas de qualidade”, ressaltou a dra. Lucina Silva.
No sábado, a presidente da SBP participou do evento de atualização científica “Encontro de Pediatras do Cariri”, promovido pela Unimed Cariri. Na ocasião, dra. Luciana apresentou a palestra “Reflexões da pediatria”. Na sequência, a dra. Maria Francielze abordou o tema “Reanimação Cardiopulmonar em Pediatria: do básico ao avançado. Novas Diretrizes”. Além disso, outros assuntos da pediatria atual foram debatidos com especialistas locais, como disforia de gênero, defesa profissional e atendimento exclusivo de crianças e adolescente por pediatras.
Encerrando o dia, ocorreu ainda a inauguração do Centro de Atendimento Pediátrico da Unimed Cariri, em Juazeiro. As representantes da SBP e SOCEP puderam conferir os novos leitos de observação da unidade, as instalações do setor de Urgência e Emergência, além da área de reabilitação para pacientes com problemas neurológicos, como microcefalia e outros decorrentes da prematuridade.
Neuroblastoma: o que o pediatra precisa saber?
21/05/2025 , 08:10PED CAST SBP: "TEA e dieta hipoalergênica"
19/05/2025 , 10:22Famílias em Pauta debate saúde mental de crianças e adolescentes
15/05/2025 , 12:03SBP assina Carta de Belém durante evento sobre bancos de leite hu...
15/05/2025 , 11:56SBP pede revogação da Resolução CFM nº 2.427/2025 e propõe criaçã...
15/05/2025 , 17:13Inscrições de trabalhos científicos no 17º Congresso Brasileiro d...
15/05/2025 , 13:53